A partir do compromisso de manter os conteúdos do Programa Jovem Saber sempre atualizados, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Federações e Sindicatos se unem para agregar mais saber para a juventude rural.
“Essa atualização será através de vídeoaulas e uma grande atualização da nossa plataforma. Não será mais um espaço apenas de hospedagem do conteúdo e de respostas, mas também de interação com a juventude”, compartilha a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mônica Bufon.
Além dos oito módulos, que já estão incluídos, serão disponibilizados 25 vídeo aulas com diversos temas, como: Feminismo e Marcha das Margaridas; Raça e a formação do campo brasileiro; Diversidade sexual e identidade de gênero; Campo como lugar de vida; Cultura, formação e comunicação popular; A importância da luta; Mudanças climáticas; agroecologia; entre outros.
“Estamos com muita expectativa de que até novembro desse ano faremos esse grande lançamento do nosso Jovem Saber atualizado. As vídeoaulas serão muito interativas e gravadas juntamente com a nossa juventude para ter a voz da nossa juventude em todos os espaços”, continua a Mônica Bufon.
O Jovem Saber é um programa de formação e mobilização da juventude trabalhadora rural, totalmente gratuito e direcionado a jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, e busca fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária, na luta sindical e em outros espaços de organização da sociedade.
A jovem agricultora familiar e assentada da reforma agrária Viviane Amaral, do município de Urupá, em Rondônia, está cursando o Jovem Saber e destaca que “Através do Jovem Saber adquiri o conhecimento sobre os meus antepassados, o que fez com que eu valorizasse ainda mais as minhas origens, me reconheci como indivíduo e também a minha identidade social. E através desse conhecimento, fez com que me motivasse ainda mais a sucessão rural.”
O programa desperta sentimentos na juventude rural, principalmente sobre o de pertencimento e de valorização das suas raízes no campo. O jovem agricultor familiar, Julio Vitorino Nascimento Holanda, de Massapê, Ceará, compartilha que “O Jovem Saber desperta em nós jovens agricultores o conhecimento e nos faz enxergar que não precisamos sair do campo para termos uma melhor condição de vida, pois no campo mesmo podemos sim criar uma vida boa e muito mais saudável e com isso a gente pode estar ampliando e passando esse conhecimento para outros jovens.”
Jovem Saber, qual é sua missão? É lutar com resistência e fazer transformação!
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG