Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Brasil se prepara para participar da próxima REAF Regional
WhatsApp

17 de Maio de 2019


Luiz Vicente Facco
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar

Com a chegada da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF) Regional, o Brasil já reúne seus movimentos sociais, instâncias do governo e demais entidades integrantes da REAF local para a realização de sua 53ª Seção Nacional. Neste momento, essas representações se reúnem para articular a participação do Brasil na REAF Mercosul, e debater as propostas e contribuições que o país vai levar para a discussão no âmbito da América do Sul.

O encontro acontece na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília, que atua na Reunião por meio de sua Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Outras instâncias do governo, como o Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty), também integram a REAF Brasil pelo governo federal.

Já entre as representações da sociedade civil que atuam da REAF, e participam deste encontro, está a CONTAG, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Conselho Nacional das Populações Extrativistas, o Movimento de Mulheres Cafeicultoras, entre outras.

Participam também a Secretaria Técnica da REAF, FAO Brasil (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e Instituto Intramericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). As três entidades, representadas por Lautaro Viscay, Gustavo Chianka e Caio Rocha, respectivamente, abriram o evento na manhã desta quinta-feira (16).

Década da Agricultura Familiar

Um dos temas mais fortes desta Reunião foi a Década da Agricultura Familiar (2019-2028), que pauta toda a REAF e está próxima de ter seu Plano de Ação lançado oficialmente em Roma, ao final de maio. Serão 10 anos decisivos para impulsionar a agricultura familiar em todo o mundo, como uma das estratégias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

A Década foi tema da exposição feita pelo representante da FAO no Brasil Gustavo Chianka, que abriu seu discurso com um histórico das campanhas onde a agricultura familiar foi celebrada na ONU, desde o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), em 2014 até a Década. Chianka lembrou sobre as estruturas criadas na época da AIAF que permanecem atuantes até hoje. “Criamos uma série de comitês locais, regionais, mundiais e também o Fórum Rural Mundial, articulações que atuam na execução das estratégias estabelecidas para promover o potencial da agricultura familiar em todo o mundo. Esses Comitês continuam ativos, e vão ser muito importantes para o prosseguimento das pautas na Década da Agricultura Familiar”.

Ele ressaltou que a Década se faz muito estratégica agora, por se tratar de um tema que dialoga diretamente com alguns dos ODS da ONU, como o objetivo 1, de Erradicação da Pobreza, o 2, de erradicação da fome, e o 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Já o papel da América do Sul no debate mundial foi exposto pelo secretário técnico da REAF, Lautaro Viscay, que pontuou que o espaço político criado pela REAF Mercosul é hoje uma referência para outras regiões do mundo. “A REAF conseguiu inspirar e construir inteligência institucional, ao estabelecer diálogos muito qualificados sobre políticas públicas que se refletiram de fato nas políticas dos países da região. O bloco Mercosul está sendo olhado no mundo todo, e devemos estar orgulhosos dessa capacidade de produção não só de alimentos, mas também de ideias”.

Viscay destacou o Brasil como país fundamental para os debates do Mercosul e estimulou as organizações presentes a continuarem trabalhando em prol de construir mais propostas e políticas que levem em conta aspectos como a bioeconomia a sociobiodiversidade e direitos humanos no campo. Movimentos sociais comprometidos

Representando os movimentos sociais presentes, a CONTAG, representada por seu secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, também fez uma fala na abertura da Reunião, onde reafirmou o seu compromisso de atuar firmemente na REAF e abordou as expectativas do trabalho do governo federal frente as propostas colocadas.

“A CONTAG compreende o cenário político e econômico que obriga os governos a instituírem ajustes fiscais, porém, reafirma que os governos precisam, diante desta conjuntura, respeitar e valorizar a REAF por ser a fonte de elaboração de ideais e soluções para os problemas presentes que temos; avançar na implementação de soluções, programas e políticas públicas que venham atender as demandas dos agricultores familiares, promover o desenvolvimento sustentável trazendo paz nos territórios rurais e dignidade para as famílias que ali vivem e trabalham produzindo alimentos para as nossas populações”, declarou Rovaris.

Quanto às expectativas sobre a atuação do governo, ele completou: “Estamos confiantes que a REAF, sobre a coordenação da ministra Tereza Cristina, será fortalecida e, numa governança responsável e democrática, dará as condições necessárias para que esse espaço de diálogo seja frutífero, produtivo e com uma agenda de trabalho compartilhada com as organizações dos agricultores familiares brasileiros. Que o Brasil siga sendo protagonista nas apresentações de propostas e recomendações de políticas na REAF Regional”. FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico