“Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. Esse é o lema do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado nos dias 25 a 27 de abril de 2023. E nessa trajetória de semear a resistência com os/as jovens do campo, da floresta e das águas para cultivar um mundo novo e melhor para todos/as, serão realizados cinco Festivais Regionais da Juventude Rural com Oficinas de Comunicação Popular.
Foto: Samirah Fakhouri
O primeiro, envolvendo os três estados da Região Sul, foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro, em São José/SC, com a participação de 33 jovens agricultores e agricultoras familiares, além de dirigentes e assessorias da FETAESC, FETAEP, FETAG-RS e da CONTAG. A atividade contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a parceria da Repórter Brasil na realização de oficina prática de comunicação.
Foto: Samirah Fakhouri
“Conseguimos fazer uma escuta aprofundada sobre a vida dessa juventude rural do Sul, a realidade das comunidades onde vivem, os desafios enfrentados, sobre o acesso à educação, entre outras políticas que visam garantir a sua permanência no campo e a sucessão rural familiar”, avaliou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. A dirigente completou que, ao longo da programação, também houve debate sobre a importância de a juventude participar do movimento sindical e dos espaços políticos para lutar por políticas públicas. “Nesse sentido, estudamos em conjunto o documento construído pela juventude do Campo Unitário com propostas para o campo brasileiro.”
O Festival Regional também dedicou boa parte da sua programação para a realização de oficinas de comunicação popular, de oratória, de prática para a produção de vídeos e de conteúdos para redes sociais e de teatro. Essas oficinas foram bem participativas, realizadas pela Assessoria de Comunicação da CONTAG, por profissionais da ONG Repórter Brasil e pela Secretaria de Jovens da Confederação. Um dos objetivos é preparar os/as jovens para participarem da construção do Plano de Comunicação do 4º Festival Nacional de Juventude Rural e para integrarem a Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares coordenado pela CONTAG.
Foto: Verônica Tozzi
Nesta sexta-feira (21), finalizamos o Festival com a aprovação das estratégias de mobilização e de organização dos/as jovens rurais da Região Sul para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. “Esse Festival Regional foi muito estratégico para que a gente saísse daqui já com importantes encaminhamentos de fortalecimento da nossa base para a participação e organização da juventude nas ações do movimento sindical e no 4º Festival Nacional. Também foi um momento de ‘despertar’ da nossa juventude pós-pandemia, pois os Festivais Regionais estão sendo as primeiras atividades presenciais específicas para a juventude depois de dois anos de encontros apenas por plataforma virtual”, explicou Mônica.
“Foram dias de muita alegria e emoção, de muitos compromissos para os próximos passos de trabalho com a juventude rural dentro do movimento sindical e em construção do 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Todos os três estados trouxeram jovens, que chegaram com muita empolgação, com vontade de fazer um trabalho na base com a juventude e, principalmente, de trazer os seus anseios e os desafios que estão enfrentando, para construir uma pauta da juventude que seja debatida profundamente e colocada em prática, e os nossos objetivos sejam alcançados”, avaliou a secretária de Jovens da FETAESC, Aline Aparecida Maier.
Em nome dos/as secretários de Jovens das três Federações do Sul, Aline completou que ficou muito feliz em acolher toda essa juventude. “Saímos do Festival Regional com o sentimento de dever cumprido, onde planejamos tudo com muito carinho, trabalhamos os temas, as oficinas e, realmente, os/as jovens que vieram se entregaram e participaram ativamente. As oficinas de comunicação tiveram um resultado muito positivo. Temos jovens com grande potencial e que podem contribuir muito com o movimento sindical trazendo a sua voz e esta voz sendo compartilhada por outras vozes”.
Foto: Lívia Barreto
Leonardo Garcia dos Santos, jovem gaúcho, de Dom Pedrito/RS, foi um dos participantes do Festival na Região Sul e deixou um convite especial para a juventude rural brasileira. “O Festival Regional da Juventude Rural – Sul foi um evento muito bacana. Teve uma galera aqui que veio dos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. Debatemos muita coisa importante, como as propostas da juventude rural, incluindo acesso às políticas públicas, a participação política, a juventude no campo, comercialização, entre outros temas que são muito importantes para a nossa juventude. Mas, sabe porque estamos debatendo tudo isso? Porque está chegando o nosso 4º Festival Nacional da Juventude Rural. A você que já está se mobilizando para participar, saiba que vai ter muita coisa bacana esperando por você. Então, se mobilize, entre em contato com a CONTAG, com a Federação e com o seu Sindicato”, convidou Leonardo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi