Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Jovens rurais da Região Sul rumo ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural
WhatsApp

21 de Outubro de 2022


Samirah Fakhouri
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
festival da juventude
jovens rurais
juventude rural
região sul

“Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. Esse é o lema do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado nos dias 25 a 27 de abril de 2023. E nessa trajetória de semear a resistência com os/as jovens do campo, da floresta e das águas para cultivar um mundo novo e melhor para todos/as, serão realizados cinco Festivais Regionais da Juventude Rural com Oficinas de Comunicação Popular. 


Foto: Samirah Fakhouri

O primeiro, envolvendo os três estados da Região Sul, foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro, em São José/SC, com a participação de 33 jovens agricultores e agricultoras familiares, além de dirigentes e assessorias da FETAESC, FETAEP, FETAG-RS e da CONTAG. A atividade contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a parceria da Repórter Brasil na realização de oficina prática de comunicação.


Foto: Samirah Fakhouri

“Conseguimos fazer uma escuta aprofundada sobre a vida dessa juventude rural do Sul, a realidade das comunidades onde vivem, os desafios enfrentados, sobre o acesso à educação, entre outras políticas que visam garantir a sua permanência no campo e a sucessão rural familiar”, avaliou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. A dirigente completou que, ao longo da programação, também houve debate sobre a importância de a juventude participar do movimento sindical e dos espaços políticos para lutar por políticas públicas. “Nesse sentido, estudamos em conjunto o documento construído pela juventude do Campo Unitário com propostas para o campo brasileiro.”

O Festival Regional também dedicou boa parte da sua programação para a realização de oficinas de comunicação popular, de oratória, de prática para a produção de vídeos e de conteúdos para redes sociais e de teatro. Essas oficinas foram bem participativas, realizadas pela Assessoria de Comunicação da CONTAG, por profissionais da ONG Repórter Brasil e pela Secretaria de Jovens da Confederação. Um dos objetivos é preparar os/as jovens para participarem da construção do Plano de Comunicação do 4º Festival Nacional de Juventude Rural e para integrarem a Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares coordenado pela CONTAG.


Foto: Verônica Tozzi

Nesta sexta-feira (21), finalizamos o Festival com a aprovação das estratégias de mobilização e de organização dos/as jovens rurais da Região Sul para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. “Esse Festival Regional foi muito estratégico para que a gente saísse daqui já com importantes encaminhamentos de fortalecimento da nossa base para a participação e organização da juventude nas ações do movimento sindical e no 4º Festival Nacional. Também foi um momento de ‘despertar’ da nossa juventude pós-pandemia, pois os Festivais Regionais estão sendo as primeiras atividades presenciais específicas para a juventude depois de dois anos de encontros apenas por plataforma virtual”, explicou Mônica.

“Foram dias de muita alegria e emoção, de muitos compromissos para os próximos passos de trabalho com a juventude rural dentro do movimento sindical e em construção do 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Todos os três estados trouxeram jovens, que chegaram com muita empolgação, com vontade de fazer um trabalho na base com a juventude e, principalmente, de trazer os seus anseios e os desafios que estão enfrentando, para construir uma pauta da juventude que seja debatida profundamente e colocada em prática, e os nossos objetivos sejam alcançados”, avaliou a secretária de Jovens da FETAESC, Aline Aparecida Maier.


Em nome dos/as secretários de Jovens das três Federações do Sul, Aline completou que ficou muito feliz em acolher toda essa juventude. “Saímos do Festival Regional com o sentimento de dever cumprido, onde planejamos tudo com muito carinho, trabalhamos os temas, as oficinas e, realmente, os/as jovens que vieram se entregaram e participaram ativamente. As oficinas de comunicação tiveram um resultado muito positivo. Temos jovens com grande potencial e que podem contribuir muito com o movimento sindical trazendo a sua voz e esta voz sendo compartilhada por outras vozes”.


Foto: Lívia Barreto

Leonardo Garcia dos Santos, jovem gaúcho, de Dom Pedrito/RS, foi um dos participantes do Festival na Região Sul e deixou um convite especial para a juventude rural brasileira. “O Festival Regional da Juventude Rural – Sul foi um evento muito bacana. Teve uma galera aqui que veio dos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. Debatemos muita coisa importante, como as propostas da juventude rural, incluindo acesso às políticas públicas, a participação política, a juventude no campo, comercialização, entre outros temas que são muito importantes para a nossa juventude. Mas, sabe porque estamos debatendo tudo isso? Porque está chegando o nosso 4º Festival Nacional da Juventude Rural. A você que já está se mobilizando para participar, saiba que vai ter muita coisa bacana esperando por você. Então, se mobilize, entre em contato com a CONTAG, com a Federação e com o seu Sindicato”, convidou Leonardo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico