O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participou da abertura formal da X Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), no Rio de Janeiro. Cassel disse que o evento já colhe frutos da luta das entidades sociais organizadas. "Hoje é um dia importante porque o Grupo de Mercado Comum do Mercosul (GMC) começa a discutir o Fundo de Apoio para Agricultura Familiar que propomos e vai ser instrumento fundamental de desenvolvimento das políticas públicas do segmento".
Segundo o ministro, o espaço de discussão é uma conquista dos movimentos sociais latino-americanos que lutam pela igualdade no campo. "O padrão de desenvolvimento que todos os países do bloco querem é um modelo onde o meio rural tem importância. Portanto, a X REAF é ainda mais revigorada pelos desafios contemporâneos. A gente tem a tarefa aqui de inventar e de construir um outro Mercosul, onde se faça uma integração de verdade que não seja só de mercados", finaliza.
Além do ministro Guilherme Cassel, participaram representantes de diversos países da América Latina, África do Sul e mais doze entidades sociais ligadas a agricultura familiar. FONTE: Danielle Santos enviada especial