Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PREMIAÇÃO
Café produzido por jovens da agricultura familiar capixaba é eleito o melhor do País
WhatsApp

16 de Dezembro de 2020


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
café
Café Pimenta
cafés especiais
Contag
Espírito Santo
Fetaes
juventude rural
premiação
Sucessão Rural
Venda Nova do Imigrante

A família Pimenta, do Sítio Escondica, em Venda Nova do Imigrante/ES, vem praticando a Sucessão Rural, ou seja, passando a experiência dos pais para os filhos para assumirem a produção familiar. E os filhos Luiz Ricardo (20 anos), Luiz Henrique (24 anos) e José Luiz Bozzi Pimenta de Sousa (27 anos) estão surpreendendo a todos e todas com a qualidade que vêm agregando na propriedade e na produção.

O café produzido pela família foi eleito o melhor do Brasil e da fase internacional pelo Cup of Excellence – Brazil 2020. Foram mais de 900 amostras de café na primeira inscrição. Depois, selecionaram as 100 melhores e, na sequência, as 35 melhores amostras de cafés especiais e foi feita a premiação final. E esse prêmio já está dando retorno positivo. Dois lotes, sendo um com 6 sacas de 30 kg e outro com 5 sacas de 30 kg, foram vendidos a um preço médio de 39,5 dólares por libra peso, ou seja, bem acima do mercado.

Segundo especialistas, o café produzido pela família Pimenta é um produto único. É um café arábica, tipo catucaí, que apresenta um sabor com gosto de melado de cana e frescor que lembra melão. Foi o único café que atingiu 90 pontos.

O interesse dos irmãos pelo concurso surgiu em 2017, quando Venda Nova do Imigrante sediou a edição naquele ano. Desde então, os irmãos vêm se empenhando na melhoria da qualidade da sua produção para conseguir um lote com condições para competir.

Luiz Ricardo, o irmão mais novo, é formado em Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola (EFA). Ele disse que vem, junto aos irmãos, buscando mais conhecimento junto à EFA e ao Instituto Federal (IFES). “Esse prêmio é um retorno do nosso investimento no estudo, a exemplo da nossa procura por novas tecnologias através do IFES, que nos ajudou muito nas questões tecnológicas diretamente ligadas à cafeicultura, como na questão de processamento. E também na EFA, o lugar onde fiz o Curso Técnico em Agropecuária, que me ensinou muito sobre manejo, valorização do solo e valorização da planta. Esse prêmio vem como reconhecimento dessa valorização, esse empenho nos estudos e no desempenho da nossa propriedade”, reconhece o jovem.

Por isso, esse prêmio é resultado de muita luta, de muito estudo, de muita pesquisa, e de um trabalho feito pela família. “Esse prêmio é o ápice na questão de qualidade de cafés especiais no Brasil, para nós é como se fosse a Copa do Mundo de Cafés Especiais. Essa conquista agrega muito na nossa propriedade, no nosso município e no nosso estado. Portanto, é uma satisfação muito grande poder representar a família de uma forma geral, principalmente o pai e a mãe da gente, pois eles confiaram no nosso trabalho”, comemora.

O jovem também destaca a importância do incentivo dos pais. “Eles estão fazendo a prática da sucessão rural, algo interessante pra nós, pois viabiliza e nos instiga a buscar sempre o melhor. A juventude rural é assim, com a oportunidade nas mãos busca fazer com o máximo de excelência possível para ter um futuro promissor”, destaca Luiz Ricardo.

A família Pimenta participa ativamente do movimento sindical e conta com o apoio do STTR de Venda Nova do Imigrante/ES, da FETAES e da CONTAG. “Somos associados ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que vem apoiando a nossa família e toda a comunidade em várias questões”.

A secretária de Jovens da FETAES, Taiza Medeiros, disse que é um orgulho ter um jovem rural capixaba vencendo esse prêmio tão importante. “Estão levando o nome da Juventude Rural capixaba e da Agricultura Familiar para esse concurso, mostrando que a Juventude tem ousadia, produzindo com qualidade, e mostrando o quanto o campo é bom para se viver. São jovens que são exemplos, aonde vêm trabalhando a sucessão rural, tema hoje que temos debatido muito, e sem contar a diversificação que eles têm na propriedade para além do café.”

A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, que também é produtora de café no estado do Espírito Santo, expressa todo o seu orgulho e diz que esse exemplo pode incentivar tantos outros(as) jovens a permanecerem no campo, produzindo e com qualidade de vida. “Para nós, é um grande orgulho ver esses jovens que vêm dando exemplo pra gente de sucessão rural, trabalhando a organização da produção com toda a família. É um grande orgulho ver a juventude se qualificando a cada dia e hoje podendo receber esse prêmio que vem de encontro a todo um trabalho, todo o amor que eles colocam para poder fazer essa produção.”

A dirigente da CONTAG disse que é um grande desafio manter a juventude rural no campo e, exemplos como esse são inspiradores. “Eles são um grande exemplo para a juventude rural de todo o País, pois precisamos incentivar para que também possam ter condições de ficar no campo, pois o campo é um lugar de vida, que podemos viver bem, com qualidade de vida, fazendo a sucessão rural e cuidando também do meio ambiente”, destacou Mônica.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico