Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMBATE À FOME
CONTAG defende investimentos na agricultura familiar para combater a carestia, a fome e a sede
WhatsApp

02 de Agosto de 2022


Adriana Fetzner
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
carestia
fome
sede
segurança alimentar

Em Audiência Pública realizada pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, realizada na tarde desta terça-feira (02), a CONTAG foi uma das organizações convidadas para contribuir com o debate sobre "Carestia, fome e segurança alimentar e nutricional no Brasil". A audiência foi realizada de forma hídrica e também transmitida pelas redes sociais, atendendo a requerimento do deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

Ao longo de todo o debate foi destacado o aumento significativo da fome no Brasil nos últimos anos. Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, hoje, são 33,1 milhões de pessoas que estão em situação de fome no País, e que a pandemia não foi a única causa dessa piora. O desmonte das políticas públicas contribuiu para esse cenário. "O momento é grave e o poder público tem o dever de ser agente ativo para construção de políticas de combate à fome de forma mais robusta", afirmou o deputado Rogério Correia.


O presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou que a falta de investimentos na agricultura familiar impacta diretamente a produção de alimentos saudáveis. “Todo esse debate da fome está diretamente relacionado ao modelo de desenvolvimento defendido e praticado pelo atual governo. Estamos aqui como representação da agricultura familiar, que produz alimentos saudáveis, comida de verdade, e destaco o quanto estamos sofrendo com a falta de investimento e apoio na agricultura familiar, com pouco orçamento e que está sendo reduzido a cada ano. Estamos com o PNAE (Programa Nacional de Alimentar Escolar) enfraquecido e atacado. A PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) sem recursos e a falta de política de estoques para refugiar os preços. Tivemos a aprovação das Leis Assis Carvalho I e II pelo Congresso Nacional, mas ambos vetados pelo presidente. O Congresso derrubou o veto ao PL Assis Carvalho II e o governo segue sem regulamentar a Lei. Essa Lei seria fundamental para enfrentar os impactos da pandemia e para aumentar a produção de alimentos”, ressaltou.


O representante da Frente Nacional Contra a Fome e Sede, Fábio Paes, articulação que a CONTAG integra, fez uma convocação para que os(as) parlamentares presentes assinassem a carta-compromisso e somassem forças para a campanha “Eu Voto contra a Fome e Sede”. “Não podemos eleger candidatos(as) que não pensam num prato de comida para matar a fome das pessoas. Por isso, convocamos todos e todas para o dia 3 de setembro, dedicado para chamar a atenção para o voto consciente contra a fome e a sede”.

Durante a audiência, foram várias as falas em defesa do PNAE, da retomada de um Ministério específico para a agricultura familiar no próximo governo, e da necessidade de combater o latifúndio para combater a fome.

Além da CONTAG, foram convidadas para o debate a Frente Nacional Contra a Fome e Sede; a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan); a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida; a Articulação Brasileira pela Economia Francisco e Clara; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Instituto Fome Zero; Colegiado de presidentes e presidentas dos Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional; Agentes de Pastoral Negros; Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN); FIAN Brasil - Organização pelo Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas; Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf); Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD); Frente Parlamentario contra el Hambre de América Latina y el Caribe; Banquetaço; Movimento Nacional Fé e Política; Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada; Conselho Federal de Nutricionistas; Tereza Campello - Professora Titular da Cátedra Josué de Castro; e vários deputados e deputadas que passaram pela Comissão. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico