Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Década da Agricultura Familiar no Brasil é lançada na Câmara dos Deputados
WhatsApp

11 de Setembro de 2019


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
alimentos saudáveis
Década da Agricultura Familiar

Ato foi marcado pelo reconhecimento da importância do setor para o País e pela denúncia de retrocessos que impactam negativamente a vida e trabalho dos homens e mulheres do campo

A grandiosidade da Agricultura Familiar foi reconhecida e valorizada na Comissão Geral realizada na manhã desta quarta-feira (11), no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, com o lançamento da Década da Agricultura Familiar no Brasil. A Década foi instituída pela ONU, com lançamento mundial em maio, na Itália, e latino-americano em agosto, na República Dominicana.

A atividade foi coordenada pela Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, em especial pelo presidente da FPAF, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), pelo vice-presidente, deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG), e pelo secretário, deputado Carlos Veras (PT-PE). Além da sessão da Comissão Geral, foi organizada uma exposição com produtos típicos da agricultura familiar no Salão Verde.



Ao iniciar o ato, Heitor Schuch (PSB-RS) destacou que são muitos os desafios colocados para a agricultura familiar, principalmente para os mais simples, mais pobres. “É preciso avançar nas disputas comerciais, no avanço das grandes corporações, nos conflitos de terras. Temos que transformar a agricultura familiar em um setor estratégico. Ela produz 75% dos alimentos que chegam à mesa, mesmo tendo menos terra em suas mãos. Avançamos em várias políticas, mas nada nos faz deixar de sentir falta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)”, ressaltou.

Na sequência, o deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG) enfatizou que a agricultura familiar, após muita luta, conquistou avanços nas políticas públicas específicas e direitos que hoje estão sob forte ameaça. “Mais do que comemorar, temos que denunciar os nossos direitos retirados e ir além: propor políticas que fortaleçam a agricultura familiar, pois se o campo não planta, a cidade não come e o País não se desenvolve de forma sustentável”.

O deputado Carlos Veras (PT-PE) concordou que o lançamento da Década também é oportuno para denunciar os retrocessos e problemas vivenciados pela agricultura familiar. “Este ato de lançamento mostra a nossa resistência. Nós cuidamos da terra, amamos o que fazemos, e ajudamos a garantir a soberania e segurança alimentar do nosso País.”



O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, representando a Confederação dos Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), confessou que, para ele e para todos os agricultores e agricultoras familiares, este é um dia muito especial. “Não foi fácil chegar até aqui. Está sendo lançada oficialmente a Década da Agricultura Familiar no Brasil, mas desde que foi instituída pela ONU, em dezembro 2017, três anos depois do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), a luta foi grande para concretizar esse lançamento”, reconheceu. Mesmo com essa conquista, o dirigente espera que este ato de hoje não seja apenas uma saudação à bandeira da agricultura familiar. “Somos responsáveis por 80% da produção de alimentos. Também somos responsáveis pela reprodução dos saberes e sabores do campo. Queremos políticas públicas de desenvolvimento, de acesso à terra e assistência técnica, voltadas às mulheres e juventude. E é bom lembrar e reconhecer que precisamos dos agricultores e agricultoras familiares todos os dias para viver.”



O presidente da CONTAG, Aristides Santos, seguiu a mesma linha de cobranças ao governo e ao Congresso Nacional. “O governo Temer extinguiu o MDA e o novo governo não o recriou. Fez ainda pior, mantém a linha de retirar orçamento da agricultura familiar e lançou, neste ano, um só Plano Safra, deixando a agricultura familiar na invisibilidade.” Além de cobrar, Aristides Santos, valorizou a luta dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. “Os avanços que tivemos ao longo do tempo são resultado da luta do homem e da mulher do campo e precisamos intensificar a nossa resistência para não retrocedermos. E esse Parlamento precisa ter compromisso com a agricultura familiar, com quem produz alimentos, com quem gera desenvolvimento, renda e emprego no meio rural brasileiro. Nossa luta continua pela recomposição do orçamento”, destacou.

Além de Aristides e Alberto, que falaram em nome dos agricultores e agricultoras familiares, a CONTAG também esteve representada pela secretária de Mulheres, Mazé Morais, pela secretária de Meio Ambiente, Rosmarí Malheiros, e pelo secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris. Também estavam presentes representações das Federações, da Comissão Nacional de Mulheres, de organizações do Campo Unitário e delegações de Minas Gerais e de Goiás.



A GRANDIOSIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNDO

• 90% das propriedades rurais de todo o mundo produzem 80% dos alimentos que chegam à mesa em todo o planeta; • No Brasil, os agricultores e agricultoras familiares produzem 75% dos alimentos, mesmo detendo só 20% das áreas de terras; • 16,5 milhões de propriedades rurais estão na América Latina e Caribe, sendo 56% (9,6 milhões) na América do Sul; 35% (5,8 milhões) na América Central e no México; e 9% (1,5 milhão) no Caribe; • 3,8 milhões, que representam 87% do total de estabelecimento rurais no Brasil, são de agricultores e agricultoras familiares; • 60 milhões de mulheres e homens trabalham na agricultura familiar na América Latina e Caribe, ou seja, uma em cada 11 pessoas está ligada a esta atividade; • 23% das terras agricultáveis da América Latina e Caribe estão nas mãos dos agricultores e agricultoras familiares.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico