Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Comissão Geral da Câmara dos Deputados realiza debate sobre os desafios da agricultura familiar
WhatsApp

11 de Agosto de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
Contag
Coprofam

A Comissão Geral da Câmara dos Deputados realizou debate, na manhã desta quarta-feira (11), sobre os desafios da agricultura familiar. Esse debate foi coordenado pelos deputados que coordenam a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Heitor Schuch (PSB-RS), Carlos Veras (PT-PE) e Vilson da FETAEMG (PSB-MG). A CONTAG esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, que também representou a Confederação das Organizações dos Produtores Familiares Rurais do Mercosul Ampliado (Coprofam).

Também contou com a participação de dirigentes de Federações filiadas, de organizações parceiras, de representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de diversos deputados e deputadas, com transmissão pelo YouTube da Câmara dos Deputados e pelo Facebook da CONTAG.

Ao longo de todo o debate foi destacado todo o potencial da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis, de forma sustentável, toda a sua contribuição para o desenvolvimento do País, para a dinamização da economia dos municípios brasileiros e para a garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF), deputado Heitor Schuch, iniciou o debate na Comissão Geral da Câmara dos Deputados destacando a importância da agricultura familiar e os principais desafios enfrentados pelo setor. “É preciso fortalecer as políticas públicas de crédito, assistência técnica e extensão rural (Ater), acesso às tecnologias e de agregação de valor. Também lutamos pelo acesso à Previdência como segurados(as) especiais e pela produção de alimentos saudáveis. Não queremos favor, queremos acessar as políticas públicas e nos desenvolver, queremos qualidade de vida e viabilizar a sucessão rural”, destacou o parlamentar.

Heitor Schuch reforçou, ainda, que esse debate integra a agenda da Década da Agricultura Familiar. “183 países de todo o mundo disseram que é preciso dar atenção à agricultura familiar, aos agricultores e agricultoras familiares que não têm final de semana, feriado, 13º salário, mas que alimentam o País. Viva a agricultura familiar!”

No mesmo sentido de valorizar a agricultura familiar e enfatizar alguns desafios, Alberto Broch iniciou a sua participação valorizando iniciativas que potencializaram o setor e toda a sua luta. “É preciso valorizar a Lei 11.326/2006, conhecida como a Lei da Agricultura Familiar, e a Lei 13.776/2018, que instituiu a Semana da Agricultura Familiar. A agricultura familiar é a mais importante iniciativa de desenvolvimento e de soberania e segurança alimentar do mundo, reconhecida pela ONU através da Década da Agricultura Familiar, fundamental para combater a fome e a miséria”, ressaltou.

Broch reforçou a importância das políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar. “As políticas públicas são os principais instrumentos para alavancar a agricultura familiar e é preciso recuperar políticas que perdemos ao longo dos últimos anos. Precisamos avançar na sucessão rural, na universalização da Ater, na organização da produção a partir do associativismo, cooperativismo e agroindustrialização”, defendeu o presidente da Coprofam e dirigente da CONTAG.

Vânia Marques Pinto também defendeu as políticas públicas voltadas à agricultura familiar e denunciou o desmonte que tem afetado o setor. “Produzimos 70% dos alimentos que chegam diariamente às mesas da população. Queremos comercializar os nossos produtos e, para isso, é fundamental que o Estado brasileiro invista nos canais de comercialização. Também é preciso investir em crédito, seguro, internet e não disponibilizar apenas Ater digital. Também precisamos de habitação rural, infraestrutura, políticas de educação do campo, saúde, esporte, cultura e lazer. Estamos preocupados com o enfraquecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, alertou Vânia.

A dirigente da CONTAG levantou outras demandas do setor. “Precisamos de investimento para viabilizar a transição agroecológica para a produção de alimentos saudáveis. Precisamos de uma reforma agrária ampla, massiva e popular. É importante sensibilizar toda a população de que todas essas medidas vão impactar positivamente a vida de todas as pessoas, inclusive das que vivem nos grandes centros urbanos. É fundamental termos mais espaços como esse para debater e pensar no campo como um local de vida e de desenvolvimento”, destacou Vânia. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico