O 11º CNTTR aprovou algumas diretrizes relacionadas à ação e prática sindical e entre elas as que tratam de democratizar e instrumentalizar os meios de comunicação e de informação já existentes no MSTTR, reconhecendo e se apropriando estrategicamente de mecanismos como as redes sociais, telefonia, vídeo e teleconferências, impressos, rádios, rádios comunitárias, televisões e outros meios que promovam o diálogo e potencializem a mobilização entre as pessoas e as entidades.
Foi aprovada no 11º CNTTR a criação de um Plano de Comunicação e Mídia que tenha as bases da comunicação para o MSTTR, que fortaleça a comunicação popular valorizando e divulgando o PADRSS e os modos de vida e produção dos povos do campo, das florestas e das águas dando visibilidade às lutas e conquistas do MSTTR.
Dessa forma, a comunicação é um importante instrumento de luta dos trabalhadores (as) rurais. A democratização da informação é essencial para a divulgação das ações e conquistas do MSTTR. Portanto, peça chave para a implantação e divulgação do Plano Sustentar, potencializando seu alcance.