"Ensinar e aprender são momentos do processo de conhecer. Envolvem busca, viva curiosidade, serenidade, satisfação, prazer e alegria." - Paulo Freire
Dia 14 de agosto de 2006 nascia a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), uma “semente-sonho” que brotou das mulheres. São 18 anos de um espaço de reflexão sobre a prática sindical com perspectiva crítica, libertadora, continuada, multidisciplinar referenciada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS); na Política Nacional de Formação (PNF) e no Projeto Político Pedagógico (PPP).
“Estamos comemorando os 18 anos da nossa ENFOC com uma história construída por todos nós, homens, mulheres, jovens, terceira idade e de todas as regiões do nosso país. Nosso processo formativo é pautado na realidade dos trabalhadores e das trabalhadoras, nos problemas da reforma agrária, regularização fundiária, crédito para agricultura familiar e a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras”, compartilha o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).
A prática pedagógica da ENFOC se fundamenta nos princípios da educação popular, da educação do campo e da pedagogia freiriana e se articulada com a estratégia da multiplicação criativa, que fortalece as lutas dos sujeitos do campo, da floresta e das águas.
A ENFOC e sua formação política tem sido um pilar na construção de um sindicalismo crítico, que fortalece os sujeitos políticos e suas organizações ressignificando a luta e a militância como estratégia e prática de resistência que oportuniza e potencializa o trabalho de base. Esse processo contribui com a reflexão coletiva e aponta caminhos para a transformação social.
“O processo de formação está intimamente articulado com a nossa luta de resistência por um projeto sustentável, alternativo sustentável na defesa da agricultura familiar. Vamos comemorar esses 18 anos olhando para nossa história e celebrando a nossa trajetória”, finaliza o secretário.
Celebrar os 18 anos da ENFOC como uma escola viva, pulsante, feita por várias mãos, que finca raízes para construir vínculos, emancipar sujeitos e transformar realidades traz maturidade e ousadia no fazer da formação política.
Uma salve a essa Escola!!!!
E um viva a Educação Popular!!!!
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG e Marleide Sousa / Assessoria de Formação e Organização Sindical da CONTAG