O Brasil se encontrou na sede da CONTAG nesta quarta e quinta-feira (6 e 7), para a Oficina Nacional de Comunicação Popular e Tecnologias da Informação, que recebeu representantes de Federações e Sindicatos das distintas regiões do país. Pessoas que de alguma forma estão ligadas à comunicação das organizações em seus territórios, e que se reuniram para dialogar sobre as diferentes formas de comunicar para o público rural e pensar estrategicamente sobre os melhores caminhos para essa comunicação.
A Oficina teve diferentes etapas, começando pela acolhida dos/das participantes com uma mística que trabalhou a comunicação entre as pessoas, e em seguida a recepção por membros da Diretoria da CONTAG. Uma análise da conjuntura política feita pelo presidente da CONTAG, Aristides Santos, abriu os trabalhos, dando um panorama dos desafios do atual cenário, que precisam de estratégias para que eles sejam superados.
“A Comunicação é estratégica para qualquer luta e qualquer organização, e para o Movimento Sindical de Trabalhadores(as) Rurais (MSTTR) e para o Sistema CONTAG ela tem um papel determinante na nossa atuação nos dias de hoje. Os desafios são imensos para enfrentarmos as notícias falsas e conseguirmos construir um entendimento com o conjunto do MSTTR sobre a importância de fazer bons investimentos e ter bons profissionais para fazer a comunicação cada vez melhor”, argumenta Aristides. E complementa: “A comunicação tem que ser feita não só com a base, mas com a sociedade”.
Em um segundo momento, o convite aos participantes foi de colaboração com a construção do Curso de Comunicação Popular, um dos Cursos Inovar Agricultura Familiar oferecidos pela CONTAG via plataforma virtual. A partir de uma proposta inicial previamente apresentada, os(as) comunicadores(as) se dividiram em grupos de trabalho e puderam analisar e aportar sugestões para aproximar esses conteúdos ainda mais da realidade e das demandas do campo.
Em outra etapa da atividade, os(as) mais de 80 participantes tiveram espaço para falar dos desafios que encontram na base, e novamente fazer propostas de ações de comunicação a serem consideradas na construção do calendário da Comunicação da CONTAG para 2024.
As experiências desenvolvidas pelos Sindicatos e Federações também foram muito valorizadas, com um espaço para que fossem apresentadas a todos e todas. Experiências de uso de redes sociais, programas de rádio, uso de whatsapp e outras ferramentas digitais foram compartilhadas, como forma de gerar novas ideias e possibilidades de que sejam replicadas em outros estados e municípios.
Gessicléia do Nascimento foi uma das participantes do curso. Ela veio do Mato Grosso, e volta para casa mais motivada para avançar na comunicação local com mais ferramentas. “Nós já comunicamos por lá, mas essa oficina foi bastante importante para abrirmos a mente e melhorarmos o trabalho de levar informações aos nossos agricultores e agricultoras familiares. Temos intenção de fazer uma página, um podcast, e outros meios para que nossa base tenha a comunicação mais próxima do campo”, contou.
Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila