Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2023
Comunicar o nosso mundo para semear Margaridas
WhatsApp

28 de Abril de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
comunicação feminista
comunicação popular
feminismo
formação política
Marcha das Margaridas
marcha das margaridas 2023
Margaridas

“É emocionante ver tantas mulheres juntas caminhando rumo a mais uma edição da Marcha das Margaridas. Foram dois dias de troca de experiências e de pensar em estratégias de comunicação desenvolvidas pelos movimentos do campo popular e feministas que serão fundamentais para mostrar a luta e o protagonismo das mulheres do campo, da floresta e das águas”.

Esperançosa e com pensamentos positivos, a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais, avaliou a 1ª Oficina de Autoformação Preparatória do curso comunicar o nosso mundo para semear margaridas: práticas e estratégias de comunicação popular feminista, realizada de 27 e 28 de abril de 2022, no CESIR/CONTAG, em Brasília/DF.

“Foi um momento importante de escuta, de conhecimento e de reafirmação da importância da comunicação popular e feminista para divulgar, mobilizar e potencializar a Marcha das Margaridas, o Festival Nacional da Juventude Rural e outras ações no Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG)”, compartilha a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Durante os dois dias, as participantes debateram sobre o contexto atual e as narrativas antidemocráticas, conservadoras e fascistas, na perspectiva de construir uma comunicação contra hegemônica a partir de uma comunicação popular e feminista.

Outro momento muito marcante foi a ciranda de experiências sobre comunicação popular, com relato das estratégias de comunicação das organizações convidadas, inclusive trazendo experiências de como a CONTAG e outras entidades fizeram a cobertura da Marcha das Margaridas 2019.

Ao final foi apresentado a intencionalidade, objetivos, proposta metodológica e calendário do curso comunicar o nosso mundo para semear margaridas: práticas e estratégias de comunicação popular feminista.

Previsto para ser realizado em várias etapas presencias e virtuais, (de agosto de 2022 a julho de 2023), contemplando 50 jovens margaridas, o Curso deve debater a internet como dispositivo de poder e a comunicação como elemento crucial da disputa hegemônica; a importância de uma comunicação popular, trazendo o feminismo na narrativa; e pensar estratégias de comunicação popular que dialoguem com a campanha eleitoral e a Marcha das Margaridas.

“A partir do Curso queremos criar uma grande Rede de comunicadoras populares da Marcha das Margaridas, com a participação de mulheres da CONTAG, Federações e organizações de comunicação e de parceiras da Marcha”, firmou a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

O presidente da CONTAG Aristides Santos, a secretária Geral da CONTAG, Thaisa Daiane e a secretária de Políticas Sociais da Confederação Edjane Rodrigues também estiveram presentes e destacaram a importância do Curso. Na programação da 1ª Oficina de Autoformação Preparatória do curso comunicar o nosso mundo para semear margaridas também foi apresentada a Campanha Permanente Contra Violência no Campo. Na oportunidade, o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, convidou as comunicadoras presentes, a somarem força com a campanha, a partir das suas organizações.

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico