Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Mulheres, modos de vida no campo e a luta por desenvolvimento sustentável com justiça social
WhatsApp

08 de Julho de 2022


Marie Leal
TEMAS RELACIONADOS:
desenvolvimento sustentável
formação política
marcha das margaridas
mulheres

“Nós mulheres, reafirmamos os nossos modos de vida e somamos força na construção de um Brasil soberano, agroecológico, democrático, justo, igualitário e livre de violência.”

As mulheres participantes do Curso Nacional de Formação Política para Mulheres Dirigentes Sindicais estiveram reunidas nos dias 4 a 8 de julho, em Brasília, para o II Módulo da formação. Os conteúdos, ênfases e metodologias estarão vinculados à construção da 7ª Marcha das Margaridas 2023, fazendo com que o 4º Curso Nacional fortaleça, qualifique e mobilize as mulheres nesse processo.


Foto: César Ramos

Este II Módulo focou no tema “Mulheres, Modos de Vida no Campo e a Luta por Desenvolvimento Sustentável com Justiça Social”, com exposições, debates e trabalhos em grupo sobre os modelos de desenvolvimento em disputa e seus impactos para a vida das mulheres do campo, da floresta e das águas, sobre mudanças climáticas, segurança alimentar e biodiversidade, agroecologia, plataforma política da Marcha das Margaridas, Eleições 2022, entre outros.

Também foram realizadas Oficinas Temáticas sobre Gênero, corpo e sexualidade; Saúde como promoção do bem viver e como direito; e Cultura, memória e ancestralidade.


Foto: César Ramos

O Curso Nacional foi planejado para ser realizado em três módulos presenciais na capital federal e que irão multiplicar os aprendizados nas atividades intermódulos através de encontros territoriais e virtuais pela plataforma Moodle. Portanto, neste II Módulo, foi dedicado um tempo para resgatar as discussões acumuladas nas atividades intermódulos, avaliar o percurso feito até agora e apontar os próximos passos.

Maria da Conceição da Silva Perolino, do estado do Ceará, é uma das mulheres educandas deste Curso. A companheira destacou que a cada módulo é uma descoberta importante para todas. “O segundo módulo, da mesma forma como foi o primeiro, buscou trabalhar o nosso autoconhecimento. É visível para a gente os desmontes que vêm acontecendo no País; como também é visível como muitas mulheres precisam de mais espaços para expor os seus pensamentos, os seus sonhos e os seus anseios. É perceptível que a cada módulo é uma descoberta e um incentivo a mais para continuarmos na luta. Agora, o nosso foco maior e a grande descoberta é o quão grandes somos dentro da política partidária, mas que precisa ser cada vez mais despertado entre nós mulheres. E estamos furando esse bloqueio para acessar esses espaços que sempre nos foi negado”, destacou Maria da Conceição.


Foto: César Ramos

A Secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, reforça a importância deste Curso na vida e na ação sindical e organizativa das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares. “Já no primeiro módulo conseguíamos perceber como as mulheres passaram a ter outra visão sobre feminismo, sociedade e democracia, por exemplo. E não foi diferente agora no segundo módulo. As companheiras tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimento e de dialogar sobre a construção de um projeto de sociedade feminista, antirracista, popular e agroecológico, sobre as relações de gênero/raça na agricultura familiar e a divisão sexual no trabalho, entre outros temas fundamentais nas nossas vidas. Isso nos deixa revigoradas e ainda animadas nesse processo de construção da Marcha das Margaridas 2023”, destacou Mazé Morais.


Foto: Marie Leal

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico