A proposta de atualização da Política Nacional de Comunicação da CONTAG foi apresentada e colocada em votação, na tarde desta quinta-feira (26), durante a assembleia do Conselho Deliberativo Extraordinário. Foram mais de 150 delegados e delegadas inscritos(as), que parabenizaram a proposta, trouxeram algumas sugestões de ajuste ao texto e de ações para os próximos passos de implementação desta Política.
A proposta, aprovada por unanimidade, é resultado de um amplo processo de escuta e de diálogo com a base, iniciado no 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR), realizado em março de 2017. A continuidade desse processo se deu em diferentes momentos e em espaços variados como: o Curso Nacional de Educação Popular em Tecnologias da Informação e Comunicação, que aconteceu em maio de 2018; os cinco Encontros Regionais, realizados no período de junho de 2018 a fevereiro de 2019; os diálogos internos na CONTAG, com a Diretoria e Assessoria, e com os(as) profissionais que colaboraram com palestras e oficinas em todos esses espaços.
Contribuiu ainda para a elaboração desta proposta o saber acumulado através das discussões envolvendo o Plano de Lutas da 5ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (PNTTR), as Oficinas de Base, os encontros de atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), a pauta interna da Marcha das Margaridas 2019, o Documento do 1º Festival da Juventude Rural Conectada e o plano de ação contendo estratégias para a Sustentabilidade Político-Financeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
A Política Nacional de Comunicação da CONTAG reúne um conjunto de diretrizes que orienta a atividade de Comunicação Institucional, com caráter sindical e popular, bem como a implementação da Rede Nacional de Comunicadores(as) Populares do MSTTR. Através da atualização da sua Política, busca integrar as ações e estratégias de comunicação a fim de melhorar o seu relacionamento com os públicos de interesse, estabelecendo com eles vínculos fortes e transparentes, dando passos importantes no desenvolvimento da cultura de comunicação.
Para o presidente da CONTAG, Aristides Santos, a atualização da Política Nacional de Comunicação da CONTAG significa um grande passo para consolidar a Comunicação como uma política estratégica para CONTAG, as Federações e Sindicatos. Esperamos que esta atualização fortaleça a Comunicação da CONTAG, reafirmando o seu caráter popular, de unidade, engajamento, mobilização, articulação e conscientização e, ao mesmo tempo, renovando o seu dinamismo de reação frente à atual conjuntura e aos desafios postos para a organização, principalmente para fazer com que a nossa comunicação chegue, de fato, à base, que fortaleça a nossa Sustentabilidade Político-Financeira e a nossa ação e prática sindical, destacou.
Os próximos passos são divulgar massivamente a Política Nacional de Comunicação da CONTAG atualizada e elaborar o Plano de Comunicação a partir de todo o acúmulo dessa escuta e das observações apresentadas pelo Conselho Deliberativo da CONTAG. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi