Os desafios da comunicação para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo. Esse foi o tema do Encontro Estadual de Comunicação promovido pela FETAES, Sindicatos e CONTAG, com o apoio da CUT-ES, no período de 20 a 22 de julho, no Sítio Riacho das Pedras, em Guarapari/ES, que trouxe experiências exitosas dos STTRs na área da comunicação, painéis, oficinas práticas e debates, focando nos meios de comunicação existentes que podem melhorar a mobilização da categoria trabalhadora rural, bem como o fortalecimento do MSTTR.
Durante a abertura política, todas as autoridades presentes reforçaram a importância e o poder exercido pela comunicação, principalmente nesse momento vivenciado no País de disputa política e de modelo de produção. O presidente da CONTAG, Alberto Broch, fez uma breve análise de conjuntura nacional e destacou a influência da mídia nesse processo de golpe. “O que vamos discutir nesse encontro tem a ver com a força da comunicação que interferiu nesse golpe. Temos algumas iniciativas como a Frente Brasil Popular, mas estamos preocupados com algumas questões como o fechamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi uma grande perda para a agricultura familiar brasileira. A luta continua! Precisamos ter um sindicalismo forte e combativo e, nesse sentido, a comunicação para nós é fundamental.”
O presidente da FETAES, Júlio Cezar Mendel, defendeu que a comunicação tem que ser encarada como um investimento. “Esse é o 5º Encontro realizado pela Federação na área da comunicação. Cabe a nós criar alternativas para que os trabalhadores e trabalhadoras conheçam os dois projetos políticos existentes e não podemos ficar com os braços cruzados. Por isso, o objetivo desse nosso encontro é conhecer as mídias que estão disponíveis para criar estas alternativas para levar informações verdadeiras para a população rural. Esse é um compromisso da FETAES: fazer da comunicação um instrumento para garantir direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.”
PAINÉIS A partir destas expectativas foram realizados os painéis, que trouxeram informações, reflexões, inovações, sugestões e angústias para os(as) participantes. A primeira mesa abordou “O poder da comunicação na atualidade”, com os painelistas Roni Anderson, secretário nacional de Comunicação da CUT, e Israel do Vale Neto, presidente da Fundação TV Minas Cultural e Educativa. Foram destacadas a comunicação do movimento sindical nos tempos de hoje, o projeto de comunicação da CUT, a democratização da comunicação e os desafios sobre a agricultura familiar que a gente não vê na TV.
A segunda mesa tratou da força da comunicação popular e suas variadas formas. A historiadora, jornalista e coordenadora do Núcleo Piratininga da Comunicação, Cláudia Santiago, fez uma exposição empolgante sobre a Comunicação Popular, apresentou as características, as diferenças e semelhanças com a Comunicação Sindical. A outra painelista desta mesa foi a jornalista e assessora de Comunicação da CONTAG, Verônica Tozzi, que tratou do Panorama da Comunicação para os rurais. Foi feita uma apresentação sobre o trabalho realizado pela Confederação nesta área, a importância de se fazer investimentos, de fortalecer o Coletivo Nacional de Comunicação e de incentivar a criação de uma Rede de Comunicadores(as) Populares do MSTTR. Nesta exposição também foi feito um breve resgate e uma reflexão sobre as ações na área da comunicação do MSTTR-ES.
O terceiro painel abordou o poder do rádio, legislação e como criar sua rádio comunitária no campo, com a educadora da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço/SC), Inês Fortes, e outro tema abordado foi a construção do discurso, com o jornalista da CUT-ES, Edilson Lenk.
A quarta e última mesa tratou das novas mídias e a comunicação sindical – blog e rede social, com a historiadora, blogueira e assessora da Secretaria Nacional de Formação da CUT, Maria Frô. Ela destacou o novo formato de comunicação, mais especificamente das redes sociais, e como podem ser utilizadas no Sindicato, e como transformar uma importante ferramenta de comunicação no sindicato.
OFICINAS O ponto alto do Encontro Estadual de Comunicação foi realização das Oficinas de Oratória, de Rádio, de Rede Social/Blogs e Rádio Comunitária.
Foi um momento rico, de conhecimento, de troca de experiências e de preparação de produtos em cada área, que foram trabalhadas de forma coletiva e participativa. Vários participantes participaram de uma oficina na área da comunicação pela primeira vez e deram relatos sobre suas experiências, de que saíram motivados a implementar algumas iniciativas em seus sindicatos.
EXPERIÊNCIAS Houve um momento no encontro para a apresentação de experiências de programas de rádio de alguns Sindicatos filiados à FETAES. Os presidentes dos STTRs de Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Brejetuba, Valdeci Soares Velloso, e de Barra de São Francisco, Silvestre Ribeiro, que ficaram com essa responsabilidade e destacaram os avanços na organização, mobilização e na sindicalização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais a partir do investimento no rádio.
PLANO SUSTENTAR O Encontro de Comunicação também dedicou um momento para tratar do Plano Sustentar, que visa a sustentabilidade político-financeira do MSTTR. Foram detalhados os três eixos do plano: gestão, formação e comunicação. Esta mesa contou com a participação do secretário de Formação da CONTAG, Juraci Souto, do presidente da FETAES, Julio Cezar Mendel, do secretário de Finanças e Administração, Cleiton Gomes Moreira, e da secretária de Formação e Organização Sindical, Augusta Búffolo. Foi destacada a importância da adesão dos sindicatos ao Plano Sustentar.
Para elaborar propostas para implementar o Plano Sustentar no estado e nos municípios, foi realizado um trabalho em grupo, onde saíram sugestões de ações que visam efetivar o plano e de compromissos para contribuir nesse processo em todo o estado. Ao final, os grupos socializaram as propostas, que também serão encaminhadas à CONTAG.
Dentre as propostas, os Sindicatos e a FETAES sugerem que a CONTAG realize um Encontro Nacional de Comunicação ainda em 2016, e no âmbito estadual a realização de encontros de comunicação nas cinco regiões do Espírito Santo e a ampliação do Coletivo de Presidentes, com mais dirigentes e com a participação de funcionários(as) dos STTRs para tratar de temas específicos da área da Comunicação.
Segundo o presidente da FETAES, a realização do Encontro Estadual de Comunicação superou as expectativas de participação, de qualidade das apresentações, debates e resultados. “Reafirmamos o compromisso de investir na comunicação para fortalecer o nosso movimento sindical e melhorar a nossa atuação interna e externa de representação da nossa categoria”. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi