Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMUNICAÇÃO
Espírito Santo reafirma o compromisso com a comunicação sindical
WhatsApp

22 de Julho de 2016


Roberta Pelissari
TEMAS RELACIONADOS:
comunicação



Os desafios da comunicação para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo. Esse foi o tema do Encontro Estadual de Comunicação promovido pela FETAES, Sindicatos e CONTAG, com o apoio da CUT-ES, no período de 20 a 22 de julho, no Sítio Riacho das Pedras, em Guarapari/ES, que trouxe experiências exitosas dos STTRs na área da comunicação, painéis, oficinas práticas e debates, focando nos meios de comunicação existentes que podem melhorar a mobilização da categoria trabalhadora rural, bem como o fortalecimento do MSTTR.

Durante a abertura política, todas as autoridades presentes reforçaram a importância e o poder exercido pela comunicação, principalmente nesse momento vivenciado no País de disputa política e de modelo de produção. O presidente da CONTAG, Alberto Broch, fez uma breve análise de conjuntura nacional e destacou a influência da mídia nesse processo de golpe. “O que vamos discutir nesse encontro tem a ver com a força da comunicação que interferiu nesse golpe. Temos algumas iniciativas como a Frente Brasil Popular, mas estamos preocupados com algumas questões como o fechamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi uma grande perda para a agricultura familiar brasileira. A luta continua! Precisamos ter um sindicalismo forte e combativo e, nesse sentido, a comunicação para nós é fundamental.”

O presidente da FETAES, Júlio Cezar Mendel, defendeu que a comunicação tem que ser encarada como um investimento. “Esse é o 5º Encontro realizado pela Federação na área da comunicação. Cabe a nós criar alternativas para que os trabalhadores e trabalhadoras conheçam os dois projetos políticos existentes e não podemos ficar com os braços cruzados. Por isso, o objetivo desse nosso encontro é conhecer as mídias que estão disponíveis para criar estas alternativas para levar informações verdadeiras para a população rural. Esse é um compromisso da FETAES: fazer da comunicação um instrumento para garantir direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.”

PAINÉIS A partir destas expectativas foram realizados os painéis, que trouxeram informações, reflexões, inovações, sugestões e angústias para os(as) participantes. A primeira mesa abordou “O poder da comunicação na atualidade”, com os painelistas Roni Anderson, secretário nacional de Comunicação da CUT, e Israel do Vale Neto, presidente da Fundação TV Minas Cultural e Educativa. Foram destacadas a comunicação do movimento sindical nos tempos de hoje, o projeto de comunicação da CUT, a democratização da comunicação e os desafios sobre a agricultura familiar que a gente não vê na TV.

A segunda mesa tratou da força da comunicação popular e suas variadas formas. A historiadora, jornalista e coordenadora do Núcleo Piratininga da Comunicação, Cláudia Santiago, fez uma exposição empolgante sobre a Comunicação Popular, apresentou as características, as diferenças e semelhanças com a Comunicação Sindical. A outra painelista desta mesa foi a jornalista e assessora de Comunicação da CONTAG, Verônica Tozzi, que tratou do Panorama da Comunicação para os rurais. Foi feita uma apresentação sobre o trabalho realizado pela Confederação nesta área, a importância de se fazer investimentos, de fortalecer o Coletivo Nacional de Comunicação e de incentivar a criação de uma Rede de Comunicadores(as) Populares do MSTTR. Nesta exposição também foi feito um breve resgate e uma reflexão sobre as ações na área da comunicação do MSTTR-ES.

O terceiro painel abordou o poder do rádio, legislação e como criar sua rádio comunitária no campo, com a educadora da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço/SC), Inês Fortes, e outro tema abordado foi a construção do discurso, com o jornalista da CUT-ES, Edilson Lenk.

A quarta e última mesa tratou das novas mídias e a comunicação sindical – blog e rede social, com a historiadora, blogueira e assessora da Secretaria Nacional de Formação da CUT, Maria Frô. Ela destacou o novo formato de comunicação, mais especificamente das redes sociais, e como podem ser utilizadas no Sindicato, e como transformar uma importante ferramenta de comunicação no sindicato.

OFICINAS O ponto alto do Encontro Estadual de Comunicação foi realização das Oficinas de Oratória, de Rádio, de Rede Social/Blogs e Rádio Comunitária.

Foi um momento rico, de conhecimento, de troca de experiências e de preparação de produtos em cada área, que foram trabalhadas de forma coletiva e participativa. Vários participantes participaram de uma oficina na área da comunicação pela primeira vez e deram relatos sobre suas experiências, de que saíram motivados a implementar algumas iniciativas em seus sindicatos.

EXPERIÊNCIAS Houve um momento no encontro para a apresentação de experiências de programas de rádio de alguns Sindicatos filiados à FETAES. Os presidentes dos STTRs de Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Brejetuba, Valdeci Soares Velloso, e de Barra de São Francisco, Silvestre Ribeiro, que ficaram com essa responsabilidade e destacaram os avanços na organização, mobilização e na sindicalização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais a partir do investimento no rádio.

PLANO SUSTENTAR O Encontro de Comunicação também dedicou um momento para tratar do Plano Sustentar, que visa a sustentabilidade político-financeira do MSTTR. Foram detalhados os três eixos do plano: gestão, formação e comunicação. Esta mesa contou com a participação do secretário de Formação da CONTAG, Juraci Souto, do presidente da FETAES, Julio Cezar Mendel, do secretário de Finanças e Administração, Cleiton Gomes Moreira, e da secretária de Formação e Organização Sindical, Augusta Búffolo. Foi destacada a importância da adesão dos sindicatos ao Plano Sustentar.

Para elaborar propostas para implementar o Plano Sustentar no estado e nos municípios, foi realizado um trabalho em grupo, onde saíram sugestões de ações que visam efetivar o plano e de compromissos para contribuir nesse processo em todo o estado. Ao final, os grupos socializaram as propostas, que também serão encaminhadas à CONTAG.

Dentre as propostas, os Sindicatos e a FETAES sugerem que a CONTAG realize um Encontro Nacional de Comunicação ainda em 2016, e no âmbito estadual a realização de encontros de comunicação nas cinco regiões do Espírito Santo e a ampliação do Coletivo de Presidentes, com mais dirigentes e com a participação de funcionários(as) dos STTRs para tratar de temas específicos da área da Comunicação.

Segundo o presidente da FETAES, a realização do Encontro Estadual de Comunicação superou as expectativas de participação, de qualidade das apresentações, debates e resultados. “Reafirmamos o compromisso de investir na comunicação para fortalecer o nosso movimento sindical e melhorar a nossa atuação interna e externa de representação da nossa categoria”. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico