Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENAFOR
Território do Esperançar, o 6º ENAFOR reúne 1.200 participantes que reafirmam o compromisso pela reconstrução do País
WhatsApp

27 de Maio de 2022


Webert da Cruz
TEMAS RELACIONADOS:
comunicação popular
democracia
educação popular
enafor
encontro nacional de formação
enfoc

“Em cada educador, Paulo Freire viverá! Em cada educadora, Paulo Freire viverá!”

O 6º Encontro Nacional de Formação (6º ENAFOR) foi realizado entre os dias 23 a 27 de maio de 2022, no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília/DF, reunindo 1.200 pessoas de todo o País. O Encontro aconteceu em um cenário desafiador, de enfrentamento ao negacionismo científico, da importância da preservação ambiental e da organização social, de descaso e de indiferença à dor do povo, bem como de desmonte dos direitos e das políticas públicas, de aumento da fome, do desemprego, entre outros retrocessos. 

Por outro lado, aconteceu em um momento oportuno de construção de consciência coletiva, de unidade e de reafirmação do projeto popular de sociedade, sustentável, democrático, antirracista, igualitário, soberano, agroecológico, livre de violência, com fortalecimento da agricultura familiar e do direito à terra como território do bem viver.


Ao longo dos cinco dias, o Centro Comunitário tornou-se o “Território do Esperançar”. A partir do tema “Liberdade para Lutar, EducAção para TransFormar”, os/as participantes fizeram ecoar o grito de esperança com a força dos sujeitos do campo, da floresta e das águas. O grito pela reconstrução do Brasil e em defesa da educação popular e do legado de Paulo Freire. Como diz a canção celebrada por todos/as: “Enquanto a gente educar, Paulo Freire viverá”.

Com o objetivo de construir estratégias de fortalecimento do trabalho de base, de defesa da educação libertadora e transformadora, de incidência no processo político eleitoral, a programação do 6º ENAFOR contou com momentos potentes de análise de conjuntura, de debates, grupos de aprofundamento temático, de oficinas pedagógicas e cirandas de experiências. Além disso, foram realizados cortejos, apresentações culturais, místicas, Mostra de Saberes e Sabores e de Troca de Sementes Crioulas.


A Análise de Contexto – Fascismo (características do que ocorre no Brasil), Democracia Participativa e Eleições (correlação de forças, ativismo organizado, Comitês Populares de Lutas), realizada no primeiro dia (23), cumpriu o objetivo de refletir sobre a conjuntura de 2022, destacando a importância do processo eleitoral para a retomada da democracia e para a reconstrução do Brasil.


O território do 6º ENAFOR também deu espaço para as Margaridas e para a Juventude Rural para realizarem dois grandes lançamentos: o da Marcha das Margaridas 2023 e do 4º Festival Nacional da Juventude Rural.


Para dar conta de toda essa programação e da infraestrutura necessária, o Encontro contou com várias comissões, envolvendo uma rede gigante de pessoas compromissadas da CONTAG, das Federações, dos Sindicatos e de organizações parceiras. Um verdadeiro “desafio bom” de compartilhar saberes, sonhos e lutas.

No último dia foi aprovada a Carta de Compromissos do 6º ENAFOR. O documento traz os anseios dos/as participantes do Encontro ao longo da caminhada trilhada até chegarem em Brasília. “Foram 5 Encontros do Coletivo Nacional, 20 Encontros Estaduais, oficinas de base, 636 experiências formativas que alimentaram e alimentam a força dos sujeitos do campo, da floresta e das águas”, destaca a Carta.

Alguns dos compromissos assumidos são: “criar, a exemplo dos Grupos de Estudos Sindicais (GES), os Comitês Populares de Luta em todos os estados, nos municípios, nas comunidades, onde conseguirmos articular. Também os processos formativos que mobilizam e discutem a Marcha das Margaridas, o Festival da Juventude e o Programa Jovem Saber contribuirão com a constituição dos Comitês”.


Quanto à Política Nacional de Formação ENFOC, o compromisso firmado foi de assumir o papel político-pedagógico para o fortalecimento da ação e da organização sindical, atuando incansavelmente na multiplicação criativa para implantação dos Comitês Populares de Luta.

A Comunicação Popular foi outra questão forte deste 6º ENAFOR, com compromissos presentes na Carta: “Implementação da Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares com interação permanente com a Rede de Educadores(as) Populares; e fazer uma comunicação do povo, para o povo e com o povo, na luta por sua democratização, assim como no enfrentamento aos ataques de ódio das forças conservadoras por meio de fake news.”


Por fim, o documento reafirma que “as populações do campo, da floresta e das águas, militantes históricos, jovens, mulheres, homens, pessoas deficientes, pessoas da terceira idade e idosos(as), LGBTQIA+, pessoas de todas as manifestações religiosas, estão saindo do 6º ENAFOR empenhadas e empenhados na construção de uma linda caminhada nas ruas, nas urnas. Não queremos uma política ‘morna’, vamos reacender as nossas utopias, os nossos sonhos, o que nos humaniza e nos fortalece para seguir com intensidade e inteireza na luta a favor da vida.”

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto), avaliou que o 6º ENAFOR cumpriu o seu objetivo de ser o “Território do Esperançar”, da resistência e fortalecimento da militância. “O nosso tema ‘Liberdade para Lutar, EducAção para TransFormar’ foi acertado e deu o rumo para o nosso encontro. A Carta de Compromissos traz estratégias importantes para vencermos o neofascismo, o cenário de desmonte e de aumento das desigualdades, em defesa da democracia e da reestruturação das políticas públicas de um modo geral. É por esse e outros motivos que a educação popular é transformadora e libertadora. Viva a ENFOC! Viva o 6º ENAFOR”, destacou o dirigente.




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico