Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMUNICAÇÃO POPULAR
Encontro do movimento sindical capixaba reafirma a comunicação popular como estratégia de resistência e transformação
WhatsApp

30 de Agosto de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
comunicação popular
comunicação sindical
contag
fetaes
sindicatos

“Comunicação Popular é resistir e transformar!” Foi com essa afirmação que dirigentes e funcionários(as) da FETAES e dos Sindicatos filiados finalizaram o 6º Encontro Estadual de Comunicação do MSTTR-ES, realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no Sítio Riacho das Pedras, em Guarapari/ES. A atividade, que reuniu um público de aproximadamente 70 pessoas, apontou que a comunicação sindical e popular precisa ser feita com o coração, precisa passar afeto na sua mensagem para conseguir chegar à base.

Durante dois dias, foram realizadas oficinas práticas sobre Fake News, Oratória, Rádio e produção de fotos e vídeos para redes sociais, destacando a importância da comunicação sindical e popular na mobilização e organização da categoria trabalhadora rural e as possibilidades de adotar algumas técnicas nos meios já utilizados pelos Sindicatos e, também, quais podem ser utilizadas a partir do aprendizado no encontro. As oficinas contaram com a colaboração da jornalista Jessica de Almeida Santos, representante da Repórter Brasil, que tratou do tema “Redes Sociais no mundo das Fake News”; da jornalista e assessora de comunicação da CONTAG, Verônica Tozzi, que colaborou com as Oficinas de Oratória e de Rádio; e do ativista digital Paulo Teixeira, que coordenou a Oficina de Fotografia e produção de vídeos em celular para redes sociais.

A FETAES também apresentou o Projeto Político da Federação para a Comunicação e Formação e destacou a retomada do Coletivo Estadual de Comunicação, onde vários membros estavam presentes e reafirmaram o compromisso de fortalecer a comunicação sindical e popular do encontro. Ao final da atividade, alguns dos encaminhamentos aprovados por todos e todas foi realizar um diagnóstico sobre as experiências de comunicação realizadas pelos sindicatos, fortalecer a Rede Nacional de Comunicadores e Comunicadoras Populares, potencializar as redes sociais da CONTAG, FETAES e Sindicatos.

A secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação da FETAES, Fabiana Deluca, avalia que o encontro foi positivo do ponto de vista dos conteúdos apresentados e pelo perfil dos e das participantes. “Vejo que temos no Espírito Santo potencialidades para impulsionar a comunicação com a nossa base, bem como fazer a disputa de narrativas nas redes sociais e no rádio, que são espaços de militância”. A dirigente completa que a comunicação precisa ser vista pelo movimento sindical como instrumento de luta e de disputa de ideias para o fortalecimento da organização da categoria trabalhadora rural. “É preciso ser vista como investimento e não como custo. Saio feliz, pois acredito e defendo uma comunicação popular em rede para garantir a sustentabilidade política no MSTTR. Em nome da FETAES, deixo os agradecimentos à CONTAG pelo apoio que tem nos dado”, avalia Fabiana.

O presidente do STR de Pancas, Reginaldo Muniz, participou do encontro e assumiu que trabalhar a comunicação, principalmente as redes sociais, no movimento sindical rural ainda é um desafio. “É um desafio, mas é importante investir nessas ferramentas. No entanto, precisamos tomar cuidado com o que vamos fazer, com o que vamos falar ou publicar nas redes sociais, pois as lideranças são referência para os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, ressaltou.

A maioria dos(as) participantes avaliou que as oficinas trouxeram bastante conteúdo útil e que deram mais um passo para controlar o medo de falar em público e de conquistar mais segurança aos fazer seus programas de rádio e de divulgarem as ações dos sindicatos nas redes sociais. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico