Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMUNICAÇÃO
Rádio comunitária dá vez e voz às comunidades rurais
WhatsApp

01 de Outubro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
comunicação

A rádio comunitária é o meio de comunicação mais democrático que existe atualmente no Brasil. Trata-se de um canal que garante a participação da comunidade no processo de fundação, montagem da programação, escolha do conteúdo e gestão da emissora. O caráter popular, a inexistência de fins lucrativos e a valorização da cultura popular são outras características da rádio comunitária.

O coordenador nacional da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), José Luiz Soter, aponta uma das principais vantagens desse meio de comunicação: a conscientização. Segundo ele, se a comunidade conhece de perto quem faz a programação da rádio, mais credibilidade ela dará ao conteúdo e mais respeito terá pela pluralidade de idéias que forem difundidas pela emissora. "Quando se trata de um assunto que não é opinião de uma pessoa, mas de várias pessoas, se ouve várias vertentes e adquire-se, pelo hábito, o respeito às diferenças", defende Soter.

O presidente da Abraço avalia que só por essa razão a rádio comunitária já deveria ser defendida por toda a sociedade. A rádio comunitária também contribui para valorizar as produções artísticas locais, fortalecer o processo de organização social nas comunidades e estimular os conhecimentos locais.

Legislação - A Lei 9.612 de 1998 define como comunitária a rádio com potência máxima de 25 watts, antena de 30 metros de altura e raio de alcance de um quilômetro. A operação das emissoras deverá ser feita em freqüência modulada. Atualmente, segundo a Abraço, existem aproximadamente 3.300 rádios que se enquadram nessas características autorizadas pelo Ministério das Comunicações.

O número de emissoras que ainda não foram legalizadas é muito maior. A Abraço estima que existam mais de 20 mil processos aguardando análise do Ministério das Comunicações. A burocracia é a principal dificuldade que uma comunidade encontrará se quiser obter autorização para instalar uma rádio comunitária.

O presidente da Abraço afirma que a organização da comunidade é um importante fator de pressão para que o governo federal agilize a concessão. "Ter uma comunidade mobilizada e organizada facilita o processo. E não é um processo para qualquer um, é um processo para um Hércules da vida", desabafa Soter.Box

Passo a passo do Ministério das Comunicações Para solicitar a concessão para uma rádio comunitária, o Ministério das Comunicações exige o cumprimento dos seguintes passos:

1 - Encaminhar ao ministério (veja endereço abaixo) o Formulário de Demonstração de Interesse assinado pelo representante legal da rádio. Esse documento pode ser obtido no site www.mc.gov.br ou no endereço: Ministério das Comunicações. Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica. Departamento de Outorga de Serviços. Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Edifício anexo, Sala 300 oeste. Cep. 70.044-900. Brasília - DF.

2 - Ao receber o formulário, se houver canal disponível no local requerido para instalação da rádio, o órgão publicará no Diário Oficial da União um aviso de habilitação e os representantes da rádio deverão entregar a documentação indicada no referido aviso.

3 - Após a entrega dos documentos, deve-se aguardar a conclusão da análise. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico