Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da comunicação como estratégia para potencializar as ações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a Fetaemg realizou em Belo Horizonte, em 19 e 20 de junho, um Seminário sobre Comunicação Institucional com a participação de dirigentes sindicais e profissionais da área. Conforme o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, o seminário foi um importante passo no sentido de aprimorar a comunicação dos sindicatos com os trabalhadores. "Essas discussões vão aprimorar essas pessoas, melhorar a qualidade do programa. Porque hoje, nós somos exigentes. Nós queremos programas e informações de qualidade", ressaltou.
O rádio como veículo de comunicação jornalística foi um dos assuntos que mais despertou a atenção do público, considerando que muitos Sindicatos produzem programas de rádio. O jornalista e superintendente da Rádio Inconfidência, Getúlio Neuremberg, iniciou o seminário falando sobre o surgimento do rádio até se transformar no que é hoje. Em seguida, a editora e apresentadora da Voz da Contag, Fátima Emediato, explicou sobre como elaborar um programa de rádio, ressaltando a necessidade de se criar maior interatividade com o ouvinte. Para fechar o primeiro dia do Seminário, foi convidado o representante da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), José Guilherme de Castro.
O segundo e último dia do Seminário contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial em Minas Gerais (Aberje-MG) e diretor de Comunicação do Grupo Fiat, Marco Piquini, que falou sobre as estratégias de divulgação na mídia, ressaltando a importância de se trabalhar a comunicação externa e internamente. Ele iniciou sua fala com a seguinte frase: "Comunicação não é aquilo que você fala, mas o que outro entende". Para Piquini "é fundamental que as instituições tenham em mente a necessidade de se agregar valor à imagem por meio da comunicação".
Para fechar o seminário foi convidado o superintendente de Comunicação do Governo de Minas, Hugo Teixeira, que falou sobre como formar e administrar a imagem por meio de ações de comunicação enfatizando o relacionamento com a mídia. Ele explicou que nem tudo que é fato pode se transformar em notícia e é preciso fazer uso de estratégias para "conquistar" espaço na mídia. "A mídia busca informações verdadeiras e de interesse do público, por isso é preciso saber distinguir informação corriqueira de notícia", ressaltou.
Na avaliação da assessoria de comunicação da Fetaemg, que coordenou o seminário, apesar do número reduzido de participantes, é preciso considerar a qualidade do público que demonstrou interesse em todos os assuntos e teve uma participação bastante ativa. Ao realizar esse seminário a Fetaemg teve como propósito dar o primeiro passo no sentido de despertar a atenção para a necessidade de se comunicar.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaemg