Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

14 de Agosto de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

As sessões plenárias remotas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal seguem analisando propostas legislativas para enfrentar a pandemia de Covid-19 no Brasil. Porém, gradativamente, o acordo de analisar e votar apenas propostas de enfrentamento à pandemia é quebrado e entram na pauta das sessões plenárias remotas propostas que não se referem à crise epidêmica.

TETO DE GASTOS E REFORMAS

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, reuniram-se com o presidente Jair Bolsonaro para uma aparição pública de satisfação ao mercado financeiro. Em coletiva eles reafirmaram o compromisso com o teto de gastos e cobraram a proposta do governo para a Reforma Administrativa.

O estopim da nova crise no governo ocorreu no início desta semana, quando mais dois integrantes da equipe econômica entregaram seus pedidos de exoneração: Salim Mattar, que era secretário especial de Desestatização e Privatização, e Paulo Uebel, que era secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Aprovado durante o governo de Michel Temer, por meio da Emenda Constitucional 95, o congelamento dos recursos para despesas públicas tem sido um tema de debate e controvérsias entre integrantes do governo.

MARCHA DAS MARGARIDAS

Dentro da programação de comemoração pelos 20 anos de Marcha das Margaridas, a Câmara dos Deputados realizou Ato Solene em homenagem à Marcha das Margaridas. O ato foi proposto pelas deputadas Érika Kokay e Maria do Rosário e pelo deputado Vilson da FETAEMG.

Os parlamentares enfatizaram que a Marcha das Margaridas é a maior ação de luta e resistência de mulheres do campo, da floresta e das águas do Brasil e da América Latina. O evento foi disponibilizado por canais das redes sociais da Câmara dos Deputados e contou com a participação de parlamentares e parceiras das Marcha.

VETOS PRESIDENCIAIS

O Congresso Nacional deliberou sobre 16 vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, e um projeto de lei que libera crédito suplementar para ministérios. Dos vetos, 11 foram mantidos e 5 foram derrubados pelos parlamentares. Foi a primeira vez que o Congresso votou vetos em sessão deliberativa remota. O formato de votação foi resultado de um acordo de líderes exclusivamente para analisar o bloco de vetos determinado pelo colégio de líderes.

Foram derrubados cinco vetos, dentre eles, estava parte do veto nº 5 relativo à lei que criou o Fundo Garantidor Solidário, para socorrer produtores rurais endividados. A CONTAG conversou com parlamentares para derrubar a parte do veto que tratava de dispositivos para ampliar o prazo de adesão à renegociação de dívidas rurais por parte de agricultores e agricultoras familiares, principalmente das regiões Norte e Nordeste.

Infelizmente, esta parte do veto foi mantida, porém vários deputados(as) afirmaram que obtiveram garantias de que governo sancionará integralmente o Projeto de Lei 735/2020, que estabelece um pacote emergencial para os agricultores e agricultoras familiares para reduzir os impactos negativos da pandemia pelo novo coronavírus no Brasil, e que estabelece que as dívidas rurais, com parcelas vencidas ou vincendas a partir de 1º de janeiro de 2020 até o fim do período de calamidade pública a que se refere o Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, serão prorrogadas para um ano após a última prestação do contrato, mantidas as demais condições originais e contemplando todas as regiões do país.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Os 26 estados e o Distrito Federal defenderam na Comissão Mista da Reforma Tributária que seja aprovada uma unificação de todos os tributos sobre o consumo, rejeitando a ideia do governo de iniciar a discussão apenas com a unificação de PIS e Cofins, que são tributos federais, conforme previsto em proposta encaminhada ao Congresso por meio do Projeto de Lei 3887/2020.

Durante a reunião, os secretários de Fazenda afirmaram ainda que a alíquota de 12% sugerida pelo governo para a nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) estaria “avançando sobre a base do consumo”. Ou seja, seria uma alíquota maior do que a necessária para manter a arrecadação das contribuições atuais.

Para não ter que discutir um “bolo” menor mais tarde e por considerar que o mais moderno é juntar todos os tributos sobre consumo e gerir a partilha em conjunto; o presidente do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles, defendeu uma emenda à reforma tributária em discussão na Câmara dos Deputados, que unifica PIS, Cofins e IPI, além do ICMS (estadual) e do ISS (municipal), emenda 192 à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/19.

O relator da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que está se tornando mais claro que o projeto de lei do governo que cria a CBS não poderá ser tratado isoladamente.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico