Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

17 de Abril de 2020


Arte: Fabricio Martins
TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

Semanalmente, a CONTAG manterá as suas Federações, Sindicatos e os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares informados(as) sobre os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que interessam a categoria.

O Congresso Nacional segue analisando projetos de socorro aos diversos segmentos da sociedade, mas também pautou propostas que não exigem urgência, a exemplo da Medida Provisória 905/2019, que trata do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo.

RENDA MÍNIMA EMERGENCIAL

Nesta semana, a CONTAG e as Federações negociaram com líderes partidários da Câmara dos Deputados e conseguiram garantir a exclusão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) do texto do PL 873/2020, que promove mudanças na renda mínima emergencial instituído pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020. A exclusão do CAF dará mais segurança de acesso ao recurso por parte dos agricultores e agricultoras familiares.

Infelizmente, houve alterações no texto originário do Senado, por exigência da bancada do Governo Bolsonaro, e a matéria retorna para análise no Senado Federal na próxima segunda-feira, dia 20.

Na lei em vigor da renda mínima emergencial, o direito dos agricultores e agricultoras familiares, que não estão cadastrados no CadÚnico, não está claro. Portanto, é importante a aprovação do Projeto de Lei 873/2020 para realização do cadastro.

CONTRATO DE TRABALHO VERDE E AMARELO

Senado Federal rejeita votar nesta sexta-feira, dia 17, a Medida Provisória 905/19, que cria o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e que foi aprovada pela Câmara dos Deputados. A votação da matéria na Câmara durou 8 horas porque os partidos da oposição realizaram obstrução, por serem contra a medida que é considerada um ataque aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Entre outros pontos, o texto prevê incentivo para o primeiro emprego, com a redução de encargos trabalhistas; considera acidente de trabalho no percurso casa-emprego somente se ocorrer no transporte do empregador; e coloca acordos coletivos acima de jurisprudência e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Pela proposta, o programa Verde e Amarelo terá duração de dois anos e diminui encargos trabalhistas e previdenciários para estimular a abertura de novas vagas. Todas as regras serão aplicáveis inclusive para o trabalho rural.

A análise da Medida Provisória pelo Senado Federal gerou impasse e pode ser votada na próxima segunda-feira, dia 20, data que perde a validade. A proposta também gera polêmica entre senadores e senadoras.

MICROEMPRESAS

O Projeto de Lei 1282/2020, que cria o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), provavelmente entra na pauta da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira, dia 22. O Programa foi criado para ajudar no desenvolvimento e no fortalecimento dos pequenos negócios no país e faz parte do conjunto de medidas propostas pelo Legislativo para minimizar os impactos sociais e econômicos da pandemia do coronavírus.

SOCORRO AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 149/2019, que prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para compensar a queda de arrecadação do ICMS e do ISS deste ano em relação a 2019. A proposta foi motivo de embate entre a Câmara e o Governo Bolsonaro.

Pela proposta, que ainda será analisada pelo Senado, o dinheiro deverá ser usado em ações de enfrentamento ao coronavírus. Os recursos serão entregues de maio a outubro e se referem à diferença de arrecadação, quando houver, entre os meses de abril a setembro dos dois anos. Quando for observado que em determinado mês não houve queda na arrecadação, não haverá repasse.

Segundo a Câmara dos Deputados, a expectativa de queda de arrecadação é da ordem de 30% em relação ao ano passado, algo em torno de R$ 80 bilhões considerando os seis meses (maio a outubro).

ALIMENTOS NÃO COMERCIALIZADOS

Os senadores e senadoras aprovaram Projeto de Lei 1194/2020, que regulamenta a doação, por estabelecimentos especializados em refeições prontas, de alimentos não comercializados que forem próprios para o consumo. A proposta estabelece regras e responsabilidades aos fornecedores dos alimentos. O projeto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados.

PRIORIDADES DO SENADO FEDERAL

O Senado pretende estabelecer propostas prioritárias para enfrentamento à pandemia da Covid-19. Entre as propostas estão a que prevê acomodações aos profissionais de saúde enquanto durarem os efeitos do estado de calamidade pública e a que disponibiliza transporte coletivo especial para esses trabalhadores e; a que propõe a antecipação da restituição do imposto de renda.

FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico