Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

29 de Outubro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

AUXÍLIO BRASIL

A CONTAG participou de audiência pública, realizada pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal, para debater a Medida Provisória (MP 1061/2021), que cria o programa Auxílio Brasil, em substituição ao programa Bolsa Família.

O texto da MP determina que os valores do benefício serão estabelecidos e reavaliados pelo governo federal periodicamente, conforme a dinâmica socioeconômica do País. Os referenciais para caracterização de situação de pobreza ou extrema pobreza e as idades usadas como critérios também ficam sujeitos a análises periódicas.

Em relação à área rural, há um capítulo na MP que estabelece a inclusão produtiva rural, entre as propostas institui o Programa Alimenta Brasil, em substituição ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003.

O governo quer aprovar a PEC dos Precatórios para garantir recursos ao novo programa Auxílio Brasil.

Representando a CONTAG, Vânia Marques Pinto, secretária de Política Agrícola, destacou a contrariedade à MP, destacando a função social desempenhada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ela ressaltou que, por se tratar de MP, a CONTAG apresentou a parlamentares emendas para amenizar os impactos da Medida na Agricultura Familiar.

AUXÍLIO GÁS PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

Segue para sanção presidencial o projeto de lei que cria o auxílio gás, com objetivo de subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda.

Com prazo de vigência de cinco anos, o auxílio, chamado Gás dos Brasileiros, será destinado às famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o benefício de prestação continuada (BPC), sendo dada preferência às mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Fonte: Agência Senado

DESMONTE NA ÁREA AMBIENTAL

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou relatório que aponta um desmonte na área ambiental promovida pelo governo federal. Segundo o documento, as ações do Poder Executivo colocam o país em trajetória oposta aos compromissos de redução de emissões e de desmatamento.

O relatório elaborado para avaliar a política climática do país e de prevenção e controle do desmatamento no período 2019-2021 ainda faz uma série de recomendações para que o Brasil retorne aos trilhos do desenvolvimento sustentável.

O documento será levado pelos integrantes da CMA para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) que ocorrerá em Glasgow, na Escócia, e será disponibilizado aos participantes do encontro, que reunirá líderes de 196 países até o dia 12 de novembro para avaliar o que foi feito desde o Acordo de Paris, marco nas negociações sobre o clima e assinado por quase 200 países, na COP21, em 2015.

Entre as recomendações ao Poder Executivo, a CMA pede a reativação do Fundo da Amazônia em comum acordo com Noruega e Alemanha, países doadores, e o fortalecimento do Ibama, do Instituto Chico Mendes e do Ministério do Meio Ambiente por meio da ampliação e reposição do quadro de pessoal concursado, além de garantir dotação orçamentária para o monitoramento e prevenção do desmatamento. O relatório também cobra a elaboração de planos para retirada de invasores de terras indígenas e unidades de conservação, além da criação de novas unidades para impedir a expansão da grilagem.

Fonte: Agência Senado

POLÍTICA NACIONAL DE MANEJO DO FOGO

Aprovado pela Câmara Federal projeto do Poder Executivo que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, disciplinando as situações nas quais será permitido seu uso e criando instâncias intergovernamentais para gerenciar respostas a incêndios nos biomas brasileiros. A matéria vai ao Senado.

Conforme o texto substitutivo, o uso do fogo será permitido em locais onde as peculiaridades o justifiquem para práticas agrossilvopastoris e com autorização prévia.

Outras situações são para pesquisa científica aprovada a cargo de instituição reconhecida; para a prática de prevenção e combate a incêndios; nas culturas de subsistência de povos indígenas, comunidades quilombolas ou tradicionais e agricultores(as) familiares; e para a capacitação de brigadistas florestais temporários.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

MADEIRA DE ÁRVORES MORTAS

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 3128/201, que regulamenta a exploração da madeira de árvores mortas ou naturalmente tombadas mediante a aprovação prévia de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMSF).

A ideia é deixar claro, em legislação, a destinação de espécimes vegetais mortos ou naturalmente tombados. O projeto tem caráter conclusivo, portanto não será analisado pelo Plenário. Após tramitar na Câmara segue para análise do Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

BANCO DE DADOS COM MEDIDAS PROTETIVAS PARA MULHERES

O Plenário do Senado aprovou projeto de lei (PL 976/2019) que determina o registro, em banco de dados específico, das medidas protetivas decretadas pela Justiça a favor de mulheres vítimas de violência. Como o texto foi modificado pelo Senado, a matéria voltará à Câmara Federal para nova análise.

O substitutivo do Senado prevê que as medidas protetivas de urgência serão, após sua pronunciação, imediatamente registradas em um banco de dados — que será mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O substitutivo também determina que será garantido o acesso instantâneo do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos órgãos de segurança pública e de assistência social a esse banco de dados, com vistas à fiscalização e à efetividade das medidas protetivas.

Fonte: Agência Senado

PROJETO IMPEDE CONSTRANGER VÍTIMA DURANTE JULGAMENTO

O projeto de lei (PL 5096/2020) que impede o constrangimento de vítimas de violência sexual durante o julgamento do crime foi aprovado pelo Senado e segue para sanção presidencial.

A proposta foi motivada no caso da jovem Mariana Ferrer, de Santa Catarina, que foi humilhada durante a audiência com o homem que ela acusa de estupro. O Código de Processo Penal passará a deixar explícita a obrigação de zelar pela integridade física, psicológica e pela dignidade da vítima de agressão sexual. Quem desrespeitar a vítima responderá civil, penal e administrativamente.

Fonte: Agência Senado

ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O Senado aprovou projeto de lei que destina pelo menos 5% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para o enfrentamento à violência contra a mulher, incluindo todas as ações previstas na Lei Maria da Penha. Como o PL 123/2019 foi modificado pelo Senado, a proposta retorna à análise da Câmara federal.

O texto aprovado inclui as ações de enfrentamento à violência contra a mulher no rol de ações previstas no FNSP, que já abrange itens como modernização de unidades policiais, projetos de prevenção de delitos, capacitação de profissionais de segurança pública e serviço de recebimento de denúncias.

Fonte: Agência Senado FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico