Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

10 de Setembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

Como a semana foi mais curta para o Congresso Nacional, em virtude do feriado de sete de setembro, o Senado não realizou sessões de plenário e, na Câmara Federal, o debate principal foi o projeto de lei complementar que institui um novo Código Eleitoral e que seguirá em análise na próxima semana.

CÓDIGO ELEITORAL

A Câmara Federal aprovou o texto principal do Projeto de Lei Complementar (PLC 112/2021) que unifica as leis sobre funcionamento das eleições, dos partidos e da Justiça Eleitoral, e promove várias mudanças. Na próxima semana serão analisados 13 destaques a emendas apresentados pelos partidos na tentativa de mudar trechos do texto da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI).

Um dos temas mais polêmicos foi retirado do projeto: a quarentena de cinco anos de desligamento do cargo que seria exigida de juízes, membros do Ministério Público, guardas municipais, militares e policiais para poderem concorrer às eleições a partir de 2026.

Outro destaque aprovado, do PT, retirou a possibilidade de o mandatário mudar de partido sem penalidades no mês de março de cada ano eleitoral, a chamada janela de mudança de partido. Permanece apenas a janela dos 30 dias anteriores ao prazo de filiação partidária.

Parlamentares aprovaram, ainda, emenda que inclui os(as) candidatos(as) indígenas na contagem em dobro dos votos dados, a exemplo do que será garantido para mulheres e negros(as). Essa contagem influi na distribuição de recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).

A contagem em dobro será uma única vez por pleito. Igual regra será aplicada na contagem de eleitos(as), pois esses são os dois critérios principais na repartição de recursos dos fundos.

A contagem em dobro valerá até que ocorra paridade política como ação afirmativa. Fica mantida ainda a cota mínima de 30% de cada sexo nas candidaturas lançadas pelos partidos.

Os deputados e deputadas também aprovaram Emenda do PSB para tornar inelegíveis por oito anos os políticos que renunciarem ao mandato para escaparem de processo de cassação. A regra existe desde a criação da Lei da Ficha Limpa para evitar casos como o do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que deixou o mandato para concorrer na eleição seguinte.

O texto principal aprovado autoriza a prática de candidaturas coletivas para os cargos de deputado(a) e vereador(a) (eleitos pelo sistema proporcional). Esse tipo de candidatura caracteriza-se pela tomada de decisão coletiva quanto ao posicionamento do(a) eleito(a) nas votações e encaminhamentos legislativos.

O partido deverá autorizar e regulamentar essa candidatura em seu estatuto, mas a candidatura coletiva será representada formalmente por apenas uma pessoa. O texto permite, no entanto, que o nome do coletivo seja registrado na Justiça Eleitoral juntamente com o nome do(a) candidato(a), assim como nas propagandas, se não criar dúvidas quanto à identidade do(a) candidato(a) registrado(a).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

CRIMINALIZAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES

O deputado Sanderson (PSL-RS) apresentou o substitutivo ao Projeto de Lei (PL 1595/2019), que trata de ações contraterroristas.

Ao defender respostas jurídico-penais e de combate a ameaças terroristas, o deputado Sanderson afirma que “no projeto, não há nada que aponte para a criminalização de manifestações, qualquer que seja a pauta das mesmas, enquanto manifestações de natureza social, política ou ideológica, mas que não podem servir de fachada para abrigar atos de selvageria que provoquem terror físico ou psicológico, causem danos ao patrimônio público ou privado ou, até mesmo, mortes”.

Governistas e alguns agentes de segurança pública dizem que a intenção é prevenir o País diante de ameaças terroristas externas e internas.

Na avaliação da CONTAG, a proposta aumenta a definição de terrorismo, inclusive para o que não é terrorismo, e intenciona criminalizar as manifestações e movimentos sociais, já que existem mecanismos legais para criminalizar excessos em manifestações.

Vários especialistas afirmam que a definição é ampla e trabalha no sentido oposto das obrigações internacionais e acaba por não responder a ameaças concretas. Não há qualquer elemento que diferencie o chamado “ato terrorista” de crimes comuns e criminaliza a mera intenção. Qualquer ação individual ou social que “aparente ter a intenção” de “intimidar ou coagir a população civil ou de afetar a definição de políticas públicas” poderá ser criminalizada.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

AGENDA DE REFORMAS

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Câmara vai continuar com a pauta reformista e destacou que a reforma administrativa será votada na comissão especial na próxima semana. Ele também informou que os(as) parlamentares estão discutindo a segunda etapa da reforma tributária, que unifica em um único imposto, a CBS, o PIS e a Cofins, mas não adiantou quando o texto será votado. “A CBS tem suas repercussões, e agora vamos começar a sentar para ver o texto e atender as demandas e fazer o mais adequado para o País”, disse ele.

Arthur Lira também disse esperar uma saída para o pagamento dos precatórios. Ele acredita ainda na mediação do STF, com ajuda do Conselho Nacional de Justiça, para encontrar uma solução para os pagamentos das dívidas da União em 2022.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

DISTRIBUIÇÃO DAS “SOBRAS” ELEITORAIS

A Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 783/2021, do Senado, que condiciona a distribuição de vagas em cargos proporcionais (deputados/as federais, estaduais e vereadores/as) a partidos com um limite mínimo de votos obtidos. O projeto retorna ao Senado para nova votação, por ter sido alterado pelos deputados e deputadas.

O texto muda a regra de distribuição das chamadas “sobras”, que são as vagas não preenchidas pelos critérios do sistema proporcional. Nesse sistema, é levado em conta o total de votos obtidos pelo partido (em todos os candidatos e na legenda) em razão de todos os votos válidos.

Segundo a proposta, poderão concorrer à distribuição das sobras de vagas apenas os(as) candidatos(as) que tiverem obtido votos mínimos equivalentes a 20% do quociente eleitoral e os partidos que obtiverem um mínimo de 80% desse quociente. A proposta original previa 70% para os partidos e não impunha um limite para os(as) candidatos(as) individualmente.

Se nenhum partido alcançar o quociente citado, serão considerados eleitos os mais votados na ordem de votação.

Fonte: Agência Câmara de Notícias FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico