Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

27 de Agosto de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

SOCORRO A AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES

Depois de muitos adiamentos e negociações, o Senado aprovou o Projeto de Lei 823/2021 (Lei Assis Carvalho II), que trata de socorro aos agricultores e agricultoras familiares afetados pela pandemia da Covid-19. O PL segue para sanção presidencial.

É a segunda vez que um projeto de lei desse caráter é avaliado no Senado. Ano passado, após ser aprovada no Congresso Nacional, uma proposta similar (o PL 735/20), a “Lei Assis Carvalho 1” foi vetada, quase integralmente, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Desde o início da pandemia, a CONTAG e vários movimentos do campo e partidos políticos ligados à agricultura familiar têm alertado a sociedade sobre o risco do aumento da fome no Brasil, não só ocasionada pela pandemia, mas, principalmente, devido aos desmontes nas políticas públicas destinadas à produção de alimentos oriundos da Agricultura Familiar.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Nesta semana, a CONTAG participou de três audiências públicas realizadas pela Câmara Federal para debater e denunciar os empréstimos consignados contratados sem autorização em nome de aposentados e aposentadas e pensionistas, além do vazamento de dados de segurados(as) do INSS; o modelo agrário, desabastecimento alimentar e fome; e a retomada econômica e geração de emprego e renda no pós-pandemia.

EXPLORAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA E SOLAR

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado, aprovou o projeto de lei (PLS 384/2016) que autoriza a exploração de energia eólica e solar em assentamentos da reforma agrária. A matéria segue para a Câmara Federal, se não houver recurso para o Plenário do Senado.

O texto original determinava que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) poderia autorizar o(a) assentado(a) a celebrar contrato com terceiros para a produção de energia. Ainda de acordo com a proposta, os pequenos produtores rurais portadores dos títulos de domínio ou concessão de uso deveriam atuar diretamente na exploração do potencial energético.

O substitutivo ao texto original prevê que a exploração da energia eólica ou solar deve ocorrer de forma complementar ao cultivo da terra, limita a área explorada a 30% do imóvel, determina que os sindicatos de trabalhadores(as) rurais e agricultores(as) familiares acompanhem a celebração dos contratos e assegura a prioridade ao desenvolvimento das atividades por cooperativas e associações de trabalhadores(as) assentados(as).

Fonte: Agência Senado

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

A Comissão de Agricultura (CRA), do Senado, aprovou requerimentos para a promoção de duas audiências públicas. Os eventos devem debater o polêmico PL 2159/2021, que trata da Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

A primeira audiência pública está marcada para o dia 2 de setembro e deve ser feita em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente (CMA). Foram convidados representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

As audiências transcorrerão durante o mês de setembro e fazem parte de um acordo de senadores e senadoras que pretendem aprofundar o debate sobre os pontos polêmicos do projeto.

Fonte: Agência Senado

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

A Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 2510/2021, que regulamenta a ocupação do entorno de rios em áreas urbanas consolidadas, remetendo sua definição a uma lei municipal. Nas áreas consolidadas urbanas, após ouvidos os conselhos estaduais, municipais ou distrital de meio ambiente, o Legislativo poderá estabelecer em lei faixas diferentes das previstas no Código Florestal com regras que estabeleçam a não ocupação de áreas de risco de desastres.

Atualmente, o Código Florestal fixa faixas marginais que variam de 30 a 500 metros conforme a largura dos rios, considerando-as áreas de preservação permanente (APP).

Quanto aos imóveis já existentes até o dia 28 de abril de 2021, nas faixas marginais definidas em lei municipal ou distrital, o texto permite a continuidade dessa ocupação se os proprietários cumprirem exigência de compensação ambiental determinada pelo órgão municipal competente, salvo por ato devidamente fundamentado do poder público.

A redução das áreas protegidas urbanas é uma ameaça às grandes cidades e traz consequências ambientais para áreas rurais. As APPs aliviam os impactos causados pelos eventos extremos, como tempestades, pois a vegetação nas margens de rios previne deslizamentos e serve de anteparo natural às enchentes.

A CONTAG atuará juntamente com outras organizações para que o Senado não aprove a proposta referendada pela Câmara Federal.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

INSUMOS CONTRA COVID-19

A Medida Provisória 1047/21, que permite à administração pública comprar com dispensa de licitação insumos, bens e serviços, inclusive de engenharia, para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, foi aprovada pela Câmara Federal e segue para análise do Senado.

O texto substitutivo aprovado em Plenário prevê que o gestor deverá apresentar justificativa técnica para a compra e para o preço contratado, divulgando as compras na internet imediatamente e em separado das outras contratações.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

IMPEACHMENT REJEITADO

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rejeitou o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O pedido havia sido apresentado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em caráter pessoal, e será arquivado.

Pacheco explicou que submeteu a denúncia de Bolsonaro contra Moraes à Advocacia do Senado, que emitiu um parecer técnico considerando a peça sem adequação legal. Além do aspecto jurídico, Pacheco justificou a decisão citando a preservação da independência entre os Poderes.

Fonte: Agência Senado

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE ABSORVENTES HIGIÊNICOS

O Projeto de Lei 4968/19, que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e detidas, foi aprovado pela Câmara Federal e segue para análise do Senado.

De acordo com o substitutivo aprovado, por meio do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual serão beneficiadas principalmente as estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino, mas também receberão o produto as mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema, as mulheres presidiárias e as adolescentes internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa. A faixa etária varia de 12 a 51 anos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico