Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

28 de Maio de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

SALÁRIO MÍNIMO

A Câmara Federal aprovou a Medida Provisória 1021/2020, que aumentou o salário mínimo para R$ 1.100 a partir de 1º de janeiro. A atualização corresponde à variação da inflação no ano passado, sendo o reajuste de 5,26%.

O reajuste corresponde à variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de janeiro a novembro do ano passado mais a projeção para a taxa em dezembro de 2020.

O texto do relator, deputado Newton Cardoso Jr (MDB/MG), foi aprovado sem alterações sob o argumento de que a conjuntura econômica não permite a manutenção de uma política de concessão continuada de ganhos reais ao salário mínimo.

Para a CONTAG, o argumento de que o reajuste do salário mínimo fragiliza a situação nacional da economia e gera desemprego é falácia. O atual salário mínimo não permite que uma família se sustente por um mês e sabe-se que o aumento do consumo gera emprego.

ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 2466/2019, que institui a campanha Maio Laranja, a ser realizada no mês de maio de cada ano em todo o território nacional, com o objetivo de efetivar ações relacionadas ao combate do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A matéria será enviada ao Senado.

A CONTAG realiza trabalhos permanentes de proteção a crianças e adolescentes e entende que a campanha contribuirá para evitar a violência sexual contra crianças e adolescentes, que é uma das formas mais perversas de violência contra pessoas indefesas.

O texto especifica que o Maio Laranja deve levar em conta o conjunto de ações desenvolvidas no âmbito da Campanha Nacional do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

Deputados e deputadas aprovaram a Medida Provisória 1023/2020, que define critérios para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com renda familiar per capita de até ½ salário mínimo. A matéria será analisada pelo Senado.

A proposta aprovada incluiu dispositivo na MP definindo novos parâmetros para avaliar a vulnerabilidade, por meio de regulamento do Poder Executivo, a fim de permitir a concessão do benefício a pessoas com essa renda. O texto original da MP definia como limite a renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

Senadoras e senadores manifestaram preocupação com a possível privatização da Eletrobras. O senador Paulo Rocha (PT-PA), apoiado por outros senadores, apresentou um requerimento para a realização de uma sessão especial de debates para discutir a medida provisória (MP 1031/2021), que viabiliza a desestatização da empresa.

Entre os pontos questionados pelos senadores e senadoras está o aumento das tarifas de energia com a possível privatização e o perda do controle, pelo País, de ativos estratégicos para sua soberania. A estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia responde por mais de 30% da energia gerada no Brasil. Além disso, a empresa, de capital aberto, tem capacidade instalada de 42.080 megawatts e 164 usinas, sendo 48 hidrelétricas, duas termonucleares e dezenas de outras fontes, como gás natural, eólicas ou a carvão e óleo. A Eletrobras tem também mais de 58 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que corresponde a 57% do total nacional.

Fonte: Agência Senado

CPI DA PANDEMIA

A CPI da Pandemia, em funcionamento no Senado, segue realizando audiências de inquéritos com pessoas envolvidas e responsáveis pelas ações para conter a pandemia no País.

Nesta semana, os senadores e senadoras aprovaram a convocação de nove governadores e do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para depor sobre suspeitas de desvio de recursos destinados ao combate ao coronavírus em estados e capitais. Os(as) senadores(as) também aprovaram a reconvocação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, entre outros nomes. Os depoimentos ainda serão agendados.

A existência de uma possível estrutura extraoficial de assessoramento ao presidente da República, Jair Bolsonaro, no combate à pandemia também levou à convocação do ex-assessor da Presidência da República Arthur Weintraub e do empresário Carlos Wizard Martins.

Fonte: Agência Senado

PRIMEIRO EMPREGO

Em votação simbólica, o Senado aprovou o Projeto de Lei 5228/2019, que institui a Nova Lei do Primeiro Emprego - modalidade de contrato de trabalho simplificada, menos protegida e menos onerosa às empresas. A matéria é uma retomada parcial dos temas e medidas legislativas contidas na já revogada Medida Provisória 905/2019, que instituía o “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo”.

O projeto prevê contrato especial destinado exclusivamente a trabalhadores(as) matriculados(as) em cursos de graduação ou de educação profissional e tecnológica que nunca tenham tido emprego com carteira assinada. A duração desse contrato especial foi estabelecida em 12 meses.

Não haverá incidência de encargos sobre os salários, salvo FGTS e contribuição para o INSS – com alíquotas favorecidas. As alíquotas do INSS serão de 1% quando o empregador for Microempreendedor Individual, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte; ou 2%, quando o empregador for pessoa jurídica tributada com base no lucro real ou presumido.

Fonte: Agência Senado FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico