Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

07 de Maio de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

PNAE

A Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 3292/20, que cria cota para o leite nacional que for comprado para a merenda escolar. A CONTAG e mais oito organizações realizaram um trabalho conjunto para que o projeto fosse rejeitado, agora trabalharão para convencer senadores e senadoras de que o projeto é danoso para o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O substitutivo aprovado prevê que 40% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos municípios e usados para a compra de leite devem ser destinados à aquisição do produto na forma líquida junto a produtores locais registrados no serviço de inspeção. Caso não haja leite líquido, a prefeitura poderá comprar leite em pó, contanto que não seja importado.

O substitutivo também muda dispositivo que previa que, do total dos recursos do pelo FNDE ao Pnae, no mínimo 30% deveriam ser utilizados para compra de gêneros alimentícios, priorizando assentamento de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. O texto suprimiu a prioridade para esses grupos.

A CONTAG se posicionou contra porque a proposta cria reserva de mercado para o leite fluído e tira autonomia dos estados e municípios para priorizar as compras de acordo com as características regionais que consideram a produção local e costumes alimentares. No entendimento da CONTAG, a inclusão de cota para compra de alimentos destinados à alimentação escolar abrirá um precedente para que novos alimentos sejam incluídos. Já existem projetos de lei com cota para suíno, feijão entre outros alimentos.

Se a intenção é ajudar os agricultores e agricultoras familiares produtores de leite, o caminho é aplicar os recursos do Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a compra de leite, e a consequente distribuição aos que têm fome. Em 2020, a PGPM contava com um orçamento de R$ 1,4 bilhão, dos quais só foram executados R$ 167 milhões (11,9%).

ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

A Câmara Federal aprovou a proposta que revoga a Lei de Segurança Nacional (LSN) e acrescenta no Código Penal vários crimes contra o Estado Democrático de Direito. O texto será analisado pelo Senado.

A proposta cria um novo título no Código para tipificar dez crimes em cinco capítulos. No capítulo dos crimes contra a cidadania, fica proibido impedir, com violência ou ameaça grave o exercício pacífico e livre de manifestação de partidos políticos, movimentos sociais, sindicatos, órgãos de classe ou demais grupos políticos, associativos, étnicos, raciais, culturais ou religiosos. A pena será de 1 a 4 anos de reclusão, mas se da repressão resultar lesão corporal grave a pena aumenta para 2 a 8 anos. No caso de morte, vai para 4 a 12 anos.

Os demais capítulos preveem a tipificação de crimes como a interrupção do processo eleitoral, de fake news nas eleições e de atentado à soberania.

A CONTAG compreende que a legislação precisa ser alterada, mas questiona a urgência da análise da proposta em período de crise sanitária, social e econômica provocada pela pandemia.

REFORMA TRIBUTÁRIA

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP/AL), decidiu sustar a comissão especial da Casa que analisava o mérito da reforma tributária (PEC 45/19). Segundo Lira, o prazo de conclusão dos trabalhos do colegiado expirou há um ano e meio e, portanto, foi necessário seu encerramento para preservar a tramitação da reforma e evitar contestações judiciais no futuro.

O fechamento da comissão ocorreu logo após o relator da proposta, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), apresentar seu parecer que buscava o consenso entre Senado e Câmara. Parlamentares têm discutido duas propostas de emenda à Constituição sobre o tema: a PEC 45/2019, que começou a tramitar na Câmara; e a PEC 110/2019, que foi apresentada no Senado. A principal convergência entre elas é a extinção de tributos que incidem sobre bens e serviços. A terceira matéria é o PL 3887/20, de iniciativa do Executivo, que institui a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).

Vários parlamentares afirmaram que o deputado Arthur Lira dissolveu a comissão da reforma tributária na Câmara para agradar o ministro Paulo Guedes, que quer que a reforma seja fatiada em vários projetos de lei.

VOTO IMPRESSO

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP/AL), determinou a criação de uma comissão especial para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 135/2019) que obriga o voto impresso. A comissão terá 34 titulares e 34 suplentes a serem indicados pelas lideranças partidárias. A data da instalação ainda não foi definida e depende da definição dos(as) integrantes do novo colegiado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

LOTERIAS DA SAÚDE E DO TURISMO

A Câmara Federal aprovou o projeto de lei (PL 1561/2020) que cria a Loteria da Saúde para financiar ações de combate à pandemia de Covid-19. Também será criada a Loteria do Turismo, cujos recursos financiarão o setor, mas ela funcionará apenas até 31 de dezembro de 2021. A proposta será analisada pelo Senado.

Enquanto estiver vigente a emergência em saúde pública decretada pelo Ministério da Saúde por causa da pandemia, os recursos da Loteria da Saúde deverão ser usados exclusivamente em ações de prevenção, contenção, combate e mitigação dos efeitos da pandemia por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), que ficará também com os prêmios não resgatados.

No caso da Loteria do Turismo, a renda líquida e os prêmios não resgatados ficarão com o Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

CONSELHO CONSULTIVO DE SAÚDE

O Senado aprovou o Projeto de Lei (PL 1169/2021) que cria um conselho consultivo de saúde para auxiliar a tomada de decisões do governo sobre o enfrentamento à pandemia de Covid-19. O texto agora será analisado pela Câmara Federal.

O texto altera a lei que trata das medidas para enfrentamento do coronavírus, como o isolamento, a quarentena, a vacinação obrigatória. Atualmente, pela lei, essas medidas têm que ser tomadas com base em evidências científicas e análises sobre informações estratégicas em saúde. O substitutivo prevê, assim como no PL original, que sejam consultados “órgãos colegiados especializados” e estabelece que o Executivo regulamentará a criação de um conselho consultivo de saúde para emitir pareceres técnicos sobre a pandemia.

Fonte: Agência Senado

FRAUDES ELETRÔNICAS

O Senado aprovou o substitutivo elaborado pela Câmara Federal ao Projeto de Lei (PL 4554/2020) que amplia as penas por fraudes praticadas com o uso de dispositivos eletrônicos (celulares, computadores, tablets), conectados ou não à internet.

O texto altera o Código Penal para agravar penas como invasão de dispositivo, furto qualificado e estelionato ocorridos em meio digital, conectado ou não à internet.

PLANO NACIONAL DE CULTURA

A Câmara Federal aprovou a Medida Provisória 1012/20, que prorroga a vigência do Plano Nacional de Cultura (PNC) até dezembro de 2022. Previsto na Constituição, o PNC foi instituído em 2010 com duração de dez anos. A matéria, que perde a vigência no próximo dia 10, deve ser votada ainda pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

PRONAMPE

A Câmara Federal aprovou a proposta que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado para socorrer o setor durante a pandemia de Covid-19. Em 2020, o programa socorreu cerca de 520 mil micro e pequenos negócios. O projeto de lei (PL 4139/2020) é originário do Senado e, devido às mudanças feitas pelos deputados e deputadas, o texto seguirá para nova votação no Senado.

FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico