Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

12 de Março de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

PEC EMERGENCIAL

A Câmara Federal concluiu a votação da PEC 186/2019, do ajuste fiscal, sem definir o valor do auxílio emergencial. Apesar dos esforços dos partidos de oposição para reduzir os prejuízos impostos pela proposta, está aprovado o arrocho para o funcionalismo público e o limite para o pagamento do auxílio emergencial ficou no valor de R$ 44 bilhões. Este valor não é suficiente para pagar o auxílio até o fim da pandemia para todos(as) os(as) brasileiros(as) que estão em situação de vulnerabilidade.

A mudança constitucional impõe austeridade na aplicação de medidas de contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários.

A CONTAG entende que não era necessária a aprovação da PEC para realizar a concessão do auxílio emergencial, o governo realizou uma manobra política para a concretização de medidas de ajuste fiscal de longo prazo. A CONTAG seguirá em campanha pelo auxílio emergencial no valor de R$ 600 até o fim da pandemia.

VACINAS

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Medida Provisória 1026/21, que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à vacinação contra a Covid-19, com dispensa de licitação e regras mais flexíveis para os contratos. A MP foi transformada na Lei 15124/2021.

A lei determina que a aplicação de vacinas nos brasileiros e brasileiras deverá seguir o previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. Também autoriza os estados e os municípios a comprarem e aplicarem as vacinas se a União não adquirir doses suficientes para a vacinação dos grupos previstos no plano de vacinação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá sete dias para analisar vacinas autorizadas por agências como as dos Estados Unidos e União Europeia e poderá emitir autorização excepcional e temporária para importação, distribuição e uso de vacinas, mesmo que os estudos clínicos de fase 3 (teste em larga escala) não estejam concluídos e que haja apenas resultados provisórios.

CRIME DE PERSEGUIÇÃO

O Plenário do Senado aprovou o projeto de lei (PL 1.369/2019) que tipifica no Código Penal o crime de perseguição, prática também conhecida como “stalking”.

A pena será de seis meses a dois anos de reclusão (prisão que pode ser cumprida em regime fechado) e multa. A perseguição é definida como aquela praticada por meios físicos ou virtuais que interfere na liberdade e na privacidade da vítima.

Pela proposta, o agravamento da pena pode ser aumentado em até 50%: se o crime for cometido contra criança, adolescente ou idoso; contra mulher por razões da condição de sexo feminino; mediante concurso de duas ou mais pessoas; ou com o emprego de arma.

MULHER NA CIÊNCIA

O Senado aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS 398/2018) que torna política de Estado o incentivo à participação da mulher nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A proposta inclui a previsão desse incentivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB – Lei 9.394, de 1996) e na Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973, de 2004). O texto vai agora à análise da Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

PRONAMPE

O Senado aprovou o Projeto de Lei (PL 5575/2020) que transforma o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em política oficial de crédito e dá caráter permanente ao fornecimento de recursos. A matéria vai agora para análise da Câmara dos Deputados.

O Pronampe é um programa do governo federal destinado ao desenvolvimento e ao fortalecimento de pequenos negócios. Foi criado como sistema de crédito emergencial para a pandemia de Covid-19 por meio da Lei 13.999, de 2020.

O texto traz mais recursos para o programa, aumentando a participação da União no Fundo Garantidor de Operações (FGO) até 31 de dezembro de 2021. Esse aumento de recursos se dará por dotações da Lei Orçamentária Anual, doações privadas e recursos decorrentes de operações de crédito externo junto a organismos internacionais.

Fonte: Agência Senado

REVALIDAÇÃO

O Senado aprovou a Medida Provisória (MP 1006/2020) que aumentou de 35% para 40% o limite da margem de crédito consignado para aposentados(as) e pensionistas do INSS com base no valor do benefício. Desse limite, 35% são para os empréstimos consignados e 5% para o cartão de crédito. A regra vale até 31 de dezembro de 2021.

A medida também prorroga o prazo para a revalidação das autorizações do desconto da mensalidade associativa no benefício previdenciário para 31/12/2022, podendo esse prazo ser prorrogado por mais um ano por ato do presidente do INSS. A CONTAG já vinha negociando com o governo e com os(as) parlamentares a prorrogação do prazo para fazer as revalidações por entender que o prazo fixado atualmente na Lei (31/12/2021) é insuficiente devido à quantidade de revalidações que precisam ser feitas em todo o País, e pelas dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, que dificulta o trabalho de visitação às famílias no meio rural e o atendimento presencial na sede dos sindicatos.

O projeto também autoriza o INSS a conceder auxílio-doença mediante apresentação de atestado médico e de documentos complementares (que serão elencados em ato posteriormente). O presidente da República tem 15 dias, a partir do recebimento do projeto, para sancionar e/ou vetar a proposta.

FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico