Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

05 de Fevereiro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

A semana foi agitada no Congresso Nacional devido às eleições das Mesas Diretoras do Senado e da Câmara Federal. O Senado realizou uma eleição mais tranquila, na Câmara houve discordância e depois de várias reuniões chegaram a um acordo para composição da Mesa.

VACINA E PAUTA ECONÔMICA

Um dos primeiros atos dos presidentes eleitos no Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), e na Câmara, Arthur Lira (PP/AL), foi a assinatura de declaração assumindo o compromisso, em nome das duas Casas, de priorizar o combate ao coronavírus, a busca pela universalização das vacinas e as pautas de recuperação econômica. O documento propõe que todos os recursos estejam disponíveis para que não falte vacina para a população brasileira. Eles também se comprometeram a discutir com todos os setores da sociedade uma agenda de reativação econômica do Brasil.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

A declaração, assinada pelos dois presidentes, reforça a necessidade de manter o auxílio emergencial para os mais pobres, e fazem a ressalva que buscarão solução respeitando o teto de gastos.

Nesta semana, o movimento #rendabásica, o qual a CONTAG faz parte, lançou a campanha #600ateofimdapandemia e está coletando assinaturas online para entregar ao presidente da Câmara Federal. Faça a sua adesão assinando o documento.

PAUTA ECONÔMICA

As privatizações indicadas como necessárias pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, não aparecem no documento. No entanto, a pauta fiscal, que envolve as PECs Emergencial, do Pacto Federativo e dos Fundos Públicos recebem destaque.

ORÇAMENTO

Os presidentes do Senado e da Câmara Federal também iniciaram articulações para que o orçamento seja votado até o início de março. Os trabalhos da Comissão Mista do Orçamento (CMO) foram inviabilizados em 2020 por causa de disputas políticas e, diante impasse, a proposta para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 foi votada diretamente em Plenário. A ideia de votar o orçamento ainda no início de março deve-se a regras regimentais que preveem que a troca dos integrantes da CMO é anual. O mandato de 2020 se encerra em março. A CONTAG apresentou suas propostas de emenda ao orçamento e segue negociando para que os pleitos sejam atendidos.

REFORMA TRIBUTÁRIA

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, solicitou ao relator da proposta de reforma tributária da Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), a apresentação do seu parecer ainda esta semana para colocar o tema em debate.

A reforma tributária é discutida há décadas no Congresso. Nessa legislatura o debate já dura um ano e meio na Câmara. O Senado também apresentou sua proposta e o governo apresentou um projeto de lei propondo a simplificação dos tributos federais.

Tudo o que foi debatido em 2020, na opinião da CONTAG, não combaterá as desigualdades, que deveria ser o objetivo da reforma tributária. Uma das propostas que a CONTAG defende é a taxação de lucros, dividendos, grandes fortunas e heranças.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Os presidentes da Câmara Federal e do Senado também querem acelerar o andamento da PEC 32/2020 na Câmara com a instalação da CCJC. No Senado, será formado grupo para adiantar a discussão da proposta na Casa.

PAUTA DO GOVERNO

O presidente da República apresentou as prioridades do governo ao Congresso Nacional. Alguns pontos integram a declaração assinada por Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, como as PECs da pauta fiscal.

Algumas prioridades do governo afetam diretamente os agricultores e agricultoras familiares, como os projetos de lei de concessões florestais, licenciamento ambiental e regularização fundiária. O ano de 2021 exigirá do MSTTR redobrar os esforços para impedir que avancem as pautas prejudicais aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico