Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

22 de Janeiro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

As prioridades no Congresso Nacional ainda não estão bem definidas, dependem de fatores como a eleição dos presidentes do Senado e Câmara Federal, a segunda onda de Covid-19 com novas variantes do vírus e a corrida pela vacina.

IMPEACHMENT

Há uma agenda mínima que é negociada com os candidatos à Presidência devido a demandas externas. Dentro dessa agenda estão os pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro, que na avaliação de políticos e analistas está descartada no momento.

RENDA BÁSICA

Uma das pautas que vem sendo negociada pela oposição com apoio de outros grupos de parlamentares é a transferência de renda. Segundo alguns parlamentares, existem chances de avançar as negociações, mas o formato está indefinido. O acordo pode ser a prorrogação do auxílio emergencial por mais alguns meses, mudar o desenho do Bolsa Família ou até colocar para análise um proposta de renda básica permanente. Paralelamente, a sociedade organizada, por meio de suas representações, construiu uma proposição de Renda Básica Permanente e pretende apresentar a proposta coletiva ao Congresso Nacional. A CONTAG pretende mobilizar a sua base sindical para negociar e pressionar o poder legislativo federal a pautar o projeto construído pela sociedade.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Reformular a legislação que regula os impostos públicos é uma discussão que transcorre faz décadas. Senado e Câmara Federal fizeram esforços no ano passado para apresentar uma proposta conjunta, porém, o relatório ainda não foi apresentado. Tudo o que foi debatido em 2020, na opinião da CONTAG, não combaterá as desigualdades, que deveria ser o objetivo da reforma tributária. Uma das propostas que a CONTAG defende é a taxação de lucros, dividendos, grandes fortunas e heranças.

REFORMA ADMINISTRATIVA

O governo está de olho na reforma administrativa e conta com o apoio de número expressivo de parlamentares. Em 2020, o governo apresentou uma Proposta de Emeda à Constituição (PEC) que visa quase que exclusivamente reduzir gastos correntes quebrando a estabilidade funcional para fins de demissão, um expediente para rebaixar as remunerações dos atuais servidores e os salários das novas contratações. Porém, é muito difícil o governo e o Congresso conseguirem dar andamento a duas reformas no mesmo ano. Vamos monitorar, assim que as atividades parlamentares retomarem, qual será a prioridade.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Bancada Ruralista vem negociando a sua pauta com os dois principais candidatos à Presidência da Câmara. Dentre as prioridades está o Projeto de Lei 2.633/3030, que trata da regularização fundiária em terras da União.

A CONTAG, em 2020, conversou com o relator da proposta, deputado Marcelo Ramos (PL/AM), e apresentou seis emendas ao projeto. O MSTTR compreende a necessidade de realizar a regularização para dar segurança jurídica e reduzir os conflitos fundiários.

O grande problema é que o texto do projeto de lei beneficia casos recentes de grilagem, possibilitando a anistia ao crime de invasão de terra pública àqueles que o praticaram entre o final de 2011 e 2018, além de favorecer a titulação de áreas públicas desmatadas ilegalmente nesse período.

No próximo DE OLHO NO CONGRESSO apresentaremos outros temas que estão em debate na agenda do Congresso Nacional. FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico