Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

15 de Janeiro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

Senado e Câmara Federal realizaram balanço das proposições que foram analisadas, em 2020, durante as sessões plenárias remotas. Conforme o site do Senado, foram aprovadas 204 matérias e na Câmara foram 180. Nas duas Casas a prioridade foi o combate à pandemia, porém, nem tudo que foi aprovado estava associado à crise pandêmica.

A CONTAG, apesar de compreender as dificuldades do Congresso Nacional para manter as atividades de forma remota, entende que gradativamente o isolamento social foi dificultando as negociações com parlamentares, resultando em decisões nem sempre plenamente democráticas porque não houve participação das representações populares. Apesar das dificuldades, a CONTAG persistiu nas negociações e obteve êxitos ao impedir que projetos de lei prejudiciais à agricultura familiar não avançassem, como exemplos a Medida Provisória e Projeto de Lei tratando da regularização fundiária em terras da União. Ainda atuou para garantir a aprovação de projetos importantes como o apoio emergencial à agricultura familiar durante a pandemia.


ENFRENTAMENTO À COVID-19

Foram votados temas como o auxílio emergencial (PL 9236/17); o programa de suspensão de trabalho (MP 936/20); socorro aos agricultores e agricultoras familiares com a concessão de benefício especial e recursos para fomento da atividade, além de prorrogação de condições para o pagamento de dívida (PL 735/2020); distribuição de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) às famílias de estudantes que tiveram as aulas suspensas por causa das medidas de isolamento social (PL 786/2020); ajuda aos micro e pequenos empresários (PL 1282/20); orçamento especial para o estado de calamidade pública (PEC 10/20); ajuda a estados e municípios (PLP 39/20); ajuda e várias outras propostas para responder ao desafio sanitário e econômico provocado pela Covid-19.

Infelizmente, o Projeto de Lei 735/2020, que concedeu aos agricultores e agricultoras familiares um benefício especial e recursos para fomento da atividade, além de prorrogação de condições para o pagamento de dívidas, foi praticamente todo vetado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A expectativa da CONTAG e de demais organizações do campo é que o Congresso Nacional paute os vetos e os derrube.

OUTROS PROJETOS

Também muitas proposições que não tiveram relação direta com a pandemia. Entre esses temas, destacam-se o novo Fundeb (PEC 15/15 e PL 4372/20); mudanças no Código de Trânsito (PL 3267/19), no setor de gás (PL 6407/13), na navegação (4199/20) e na segurança de barragens (PL 550/19); pagamento por serviços ambientais (PL 5028/19); novas regras para estados refinanciarem suas dívidas com a União (PLP 101/20); reforço no combate ao racismo (PDL 861/17) e vários projetos de combate à violência contra a mulher.

VOTAÇÕES EM 2021

No mês de janeiro o Congresso Nacional está de recesso parlamentar. Neste período, a CONTAG, de olho no Congresso, vai informar para vocês que projetos deverão ser pautados no primeiro semestre de 2021, considerando os acordos firmados para eleição das mesas diretoras da Câmara e do Senado e também as proposições que sofrerão pressão da sociedade organizada para serem pautados, por exemplo a proposta coletiva do Renda Básica. FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico