Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

02 de Outubro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

VETOS PRESIDENCIAIS

A sessão do Congresso Nacional para a análise de vetos do presidente da República foi adiada pela quarta vez. Segundo o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, o adiamento foi necessário porque faltou acordo por parte das lideranças partidárias em relação a alguns vetos.

Vários vetos não têm acordo de líderes, entre eles, o veto 26/2020, que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até dezembro de 2021.

O veto 46/2020, que se refere às medidas emergenciais de amparo aos agricultores e agricultoras familiares, propostas por meio do Projeto de Lei 735/2020, não estava na lista de vetos para análise desta semana. A CONTAG segue em diálogo com líderes partidários para pautar o veto.

RENDA CIDADÃ

Após o Congresso Nacional impedir o avanço do governo em utilizar parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no financiamento de um programa social de transferência de renda, o governo fez nova investida para que uma porcentagem do dinheiro destinado ao fomento do ensino fosse desviada de seu objetivo.

O governo apresentou esta semana e já desistiu de uma proposta de renda básica, apelidada de Renda Cidadã. Os recursos para manter essa renda, segundo o governo, seriam oriundos de parte do Fundeb e de uma parcela do dinheiro destinado para o pagamento de precatórios – dívidas de ações judiciais do governo.

O novo programa social faria parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que trata da regulamentação dos gatilhos que devem ser acionados no caso de descumprimento do teto de gastos — emenda constitucional que limita o crescimento da despesa à inflação do ano anterior.

A proposta repercutiu mal no Congresso Nacional e recebeu duras críticas de vários partidos. Os parlamentares avaliaram que se trata de um calote na dívida pública e pedalada fiscal e, principalmente, reclamaram da insistência do governo em querer desviar os recursos da educação para outros programas. Em julho, o Parlamento decidiu que o dinheiro do Fundeb não poderia ser usado para sustentar programas de assistência social.

A CONTAG integra um grupo formado por várias organizações da sociedade civil que realizam campanha junto ao Congresso para manter o auxílio emergencial no valor de R$ 600 até dezembro. Para que seja retomado o valor de R$ 600 é necessário que o Congresso Nacional aprecie a MP 1000/2020, que reduziu o valor do auxílio. O grupo também está discutindo a construção de um projeto de lei de iniciativa popular para a criação de um programa de renda básica.

ORÇAMENTO

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) adiou sua instalação para a próxima terça-feira (6), às 9 horas. A comissão é composta por 40 titulares, sendo 30 deputados e 10 senadores escolhidos pelos líderes partidários.

A comissão vai analisar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, o PLN 28/2020, enviado pelo governo federal no final de agosto. O relator da proposta é o senador Marcio Bittar (MDB/AC).

A Comissão também vai analisar o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, que estabelece os parâmetros do orçamento para o ano que vem e que foi enviado pelo Poder Executivo em 15 de abril.

Diante dos efeitos da pandemia nas contas públicas, a equipe econômica sugeriu na LDO a adoção de uma meta fiscal flexível em 2021, diferentemente dos objetivos fixos adotados em anos anteriores.

Consultorias de orçamento da Câmara dos Deputados e Senado apresentaram nota técnica conjunta afirmando que a pandemia de coronavírus deve provocar “um déficit substancial” nas contas públicas em 2021. A nota também aponta que as medidas emergenciais adotadas para o enfrentamento da Covid-19 devem gerar um rombo equivalente a 12,1% do PIB neste ano.

A CONTAG, como tem feito nos últimos anos, apresentará aos e às parlamentares propostas de orçamento para a área rural.

ÁREAS INDÍGENAS

Após oito meses do início da crise sanitária, o governo publicou a Medida Provisória 1005/2020, que autoriza a Fundação Nacional do Índio (Funai) a planejar e montar, durante o estado de calamidade pública, barreiras sanitárias em áreas indígenas com o objetivo de evitar o contágio e a disseminação da Covid-19 na população local.

Trata-se de uma cobrança do Ministério Público Federal, de entidades indígenas e do Congresso Nacional. As barreiras sanitárias atendem a populações indígenas que estão em áreas de difícil acesso, e que são mais vulneráveis à pandemia da Covid-19.

Para controlar o acesso às terras, servidores públicos federais serão direcionados às localidades. Na ausência desses, poderão atuar nas regiões militares e servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A MP é publicada mais de um mês depois de o Congresso derrubar os vetos à proposta que tratou da proteção social e do combate à Covid-19 nos territórios indígenas. Senadores, senadoras, deputados e deputadas derrubaram parte dos vetos, recolocando na lei a obrigação de o governo garantir aos índios acesso a água potável, distribuir materiais de higiene e desinfecção, ofertar leitos hospitalares e de terapia intensiva, e comprar ventiladores e máquinas de oxigenação sanguínea.

TETO DE GASTOS

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), defendeu a regulamentação urgente do teto de gastos, segundo ele, para evitar mais uma crise. A regulamentação do teto estabelece gatilhos fiscais que devem ser acionados em caso de ameaça ao limite de despesas do governo. Segundo Maia, é necessário transparência e foco para não adiar ainda mais a recuperação econômica provocada pela pandemia.

A CONTAG mantém sua posição contrária à Emenda Constitucional 95, que foi construída para destruir os direitos sociais conquistados pela sociedade civil organizada por meio de muita pressão e negociação.

FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico