Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Informações semanais do Congresso Nacional
WhatsApp

18 de Setembro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
Congresso Nacional
Contag no Congresso
de olho no congresso
poder legislativo

Nesta semana, as atividades em sessões plenárias remotas do Congresso Nacional foram reduzidas para que os(as) parlamentares pudessem acompanhar as convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos(as) a prefeito, vice-prefeito(a) e vereador(a). A Câmara dos Deputados não realizou sessão e o Senado Federal realizou apenas uma.

VETOS PRESIDENCIAIS

Após ser adiada pela terceira vez a sessão do Congresso Nacional para a análise de vetos do presidente da República, o senador David Alcolumbre, presidente do Senado Federal, anunciou que haverá sessão no dia 30 de setembro.

A pauta ainda não está disponível, mas são 24 vetos que estão prontos para serem deliberados. Há vários vetos que geraram polêmicas entre os(as) parlamentares, entre eles, o veto 13, que eliminou 12 dispositivos do PL 873/2020, que promove mudanças no auxílio emergencial instituído pela Lei nº 13.982/20.

REGULAÇÃO DA OFERTA DE ALIMENTOS

Com a intenção de desacelerar a carestia de alimentos que afeta a população mais vulnerável, a bancada do PT na Câmara dos Deputados apresentou o Projeto de Lei 4614/2020, que dispõe sobre medidas emergenciais para a regularização da oferta de alimentos da dieta básica da população brasileira.

O texto prevê juro zero e prazos de carência e amortização duplicados, no mesmo período, para o financiamento das culturas do arroz, do feijão, da mandioca e de hortigranjeiros com recursos do Pronaf e proíbe o uso de recursos do Pronaf para financiar as culturas de soja, de cana-de-açúcar e a bovinocultura de corte nas safras 2020/2021 e 2021/2022.

A proposta também estabelece que, em eventuais momentos de baixa dos preços de mercado dos produtos especificados, o governo fixará “preços mínimos especiais para os produtos originários da agricultora familiar, em patamares que remunerem efetivamente os custos regionalizados de produção, acrescidos de 15% (quinze por cento) a título de estímulo pela segurança alimentar.”

Para recompor os estoques públicos, permite a compra, pelo governo federal, de estoques privados de arroz, feijão, milho e farinha de mandioca, com dispensa de licitação e sobrepreço (ágio) de até 25%.

A proposição prevê, ainda, a imposição de tarifa sobre o valor das exportações de arroz, milho, soja em grãos, farelo de soja e óleo de soja, para países de fora do Mercosul. Essas tarifas perdurariam até a normalização do abastecimento interno desses produtos.

ESCOLAS RURAIS

O governo publicou na última terça-feira (15) a Medida Provisória 1001/2020, que destina crédito extraordinário de R$ 264,9 milhões para ações dos Ministérios da Educação e da Cidadania em razão do novo coronavírus. Uma parte desses recursos, no valor de R$ 86,3 milhões, será aplicada no Programa Cisternas. O objetivo é garantir o acesso à água e o retorno de estudantes a aulas presenciais em escolas públicas rurais nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

SUSPENSÃO DE DESPEJOS

Um grupo de deputados favoráveis à suspensão de despejos durante a pandemia de Covid-19 recebeu um documento de apoio enviado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) na América do Sul e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) no Brasil.

No documento, as duas entidades manifestam “profunda preocupação com a ocorrência de despejos e remoções forçadas de pessoas e até mesmo de comunidades inteiras, localizadas particularmente em assentamentos informais, durante a pandemia da Covid-19”.

O documento responde a um pedido feito pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Helder Salomão (PT/ES); pela autora do Projeto de Lei 1975/20, deputada Natália Bonavides (PT-RN); e por outros três parlamentares: Professora Rosa Neide (PT/MT), Paulo Teixeira (PT/SP) e Marcelo Freixo (Psol/RJ).

O Projeto de Lei 1975/20 suspende o cumprimento de medidas judiciais, extrajudiciais ou administrativas que resultem em despejos, desocupações ou remoções forçadas no período de calamidade pública do coronavírus. A intenção dos parlamentares é dar urgência para a votação do projeto de lei.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

REGULAMENTAÇÃO DO FUNDEB

Senadores e senadoras, deputados e deputadas começaram esta semana a debater a construção de projetos de lei para regulamentar a Emenda à Constituição 108, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A regulamentação é fundamental para dar efetividade à distribuição dos recursos. Entre os pontos pendentes de regulamentação estão o repasse dos 10,5% do valor aluno ano total (Vaat), destinado às escolas de municípios pobres e bairros periféricos, e as partilhas de 2,5% entre estabelecimentos que melhorarem seus indicadores e de 15% para investimento em infraestrutura.

Fonte: Agência Senado

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O Senado Federal divulgou esta semana a Campanha Setembro Verde que incentiva a doação de órgãos. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, a taxa de doadores efetivos caiu 6,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. Quando se confrontam os números de doadores no primeiro e no segundo trimestres de 2020, a queda é ainda mais expressiva: 26,1%.

O Senado analisa pelo menos oito projetos que pretendem incentivar a doação de órgãos no Brasil. O PLS 405/2012, do senador Humberto Costa (PT/PE), institui a chamada doação presumida. De acordo com o texto, a pessoa que não deseja doar partes do corpo após a morte deve registrar a expressão “não doador de órgãos e tecidos” no documento de identidade.

Outro projeto, o PL 3.616/2019, do senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL), prevê que a Carteira Nacional de Habilitação informe se o condutor é ou não doador de órgãos e tecidos. “Abre-se uma oportunidade para que a pessoa reflita sobre essa questão e registre formalmente sua vontade no documento. Esse registro pode ser de grande auxílio para a família na difícil hora de decidir a respeito da doação dos órgãos do parente falecido. A medida pode promover um aumento no número de famílias que dizem sim à doação de órgãos”, avalia. O projeto aguarda parecer na CCJ.

Fonte: Agência Senado FONTE: Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico