Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OFICINAS DE BASE
Alagoas, Paraná, Minas Gerais e Amazonas recebem oficinas de Base da CONTAG
WhatsApp

03 de Junho de 2022


Arte - Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
alagoas
amazonas
base
contag
minas gerais
oficinas
paraná

Em todo o Brasil, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue realizando a 2ª etapa das Oficinas de Base na perspectiva de construir compromissos comuns que fortaleçam a ação e a prática sindical do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG).

Nesta semana, as Oficinas aconteceram nos estados de Alagoas, do Paraná, de Minas Gerais e do Amazonas, trazendo importantes propostas para fortalecer a ação e a prática sindical, em especial, nos territórios, ou seja, mais próximas do trabalhador rural agricultor e agricultora familiar.

Alagoas

Em Alagoas, a Oficina de Base aconteceu de 01 a 03 de junho, em Arapiraca, com a presença e contribuição de dirigentes sindicais do Polo Agreste Sul e do Polo Xucurus. Como propostas para ação e prática sindical foram apontadas a importância da categoria assumir compromisso com candidatos e candidatas orgânicos(as) do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), pois têm compromisso com o projeto político que de fato representa os(as) rurais. Neste sentido é preciso fortalecer e ampliar os comitês populares de luta, em Alagoas. Também foi destacada a necessidade de continuar fortalecendo a Campanha Nacional Sindicato de Portas Abertas e ampliar o diálogo sobre a importância da agroecologia. A CONTAG esteve presente através da secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues e Assessoria da Confederação.


Paraná

No Paraná, a Oficina de Base foi realizada em Curitiba, contemplando Sindicatos do Polo Sul. Após os dois dias de debates (01 a 03 de junho), os e as participantes apontaram como ações estratégicas a serem realizadas na base, a capacitação em redes sociais e marketing, manter uma melhor orientação para que os e as jovens e as mulheres rurais permanecem com as suas conquistas e saibam dos seus direitos, incentivar a regularização sindical dos Sindicatos, promover intercâmbios entre os Sindicatos na busca de solucionar problemas semelhantes e realizar o Grito da Terra. Em nome da CONTAG, contribuíram com a Oficina, a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti, a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto e Assessoria da CONTAG.


Assessoria de Comunicação da Fetaep - Larissa Jedyn

Minas Gerais

Realizada de (31 de maio a 02 de junho), em Diamantina, a Oficina de Base em Minas Gerais, contemplou Sindicatos do Polo Alto Jequitinhonha e do Polo Alto Rio Doce, apontando como agenda sindical estratégica nos territórios, a ampliação da Campanha Nacional Sindicato de Portas Abertas, a capacitação de dirigentes sindicais em temas de interesse dos(as) agricultores e agricultoras familiares, ações que promovam a comercialização da produção, implementação do programa Jovem Saber e a efetivação da regularização fundiária. No estado mineiro, a Confederação foi representada pelo secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Moreira Souto e Assessoria da Confederação.     


Amazonas

No Amazonas, a Oficina de Base aconteceu no município de Borba, de (31 de maio a 02 de junho), para os Sindicatos do Polo Madeira, que trouxeram com prioridades para a região, a sustentabilidade político-financeira, a eleição em 2022 de candidatos e candidatas orgânicos(as) do Sistema Confederativo, a realização de ações que promovam a regularização fundiária e a produção e comercialização da agricultura familiar, além de uma melhor e mais ampla participação das mulheres, dos(as) jovens e as pessoas da terceira idade, no Sistema Confederativo e no acesso a políticas públicas. Em Borba, a CONTAG esteve representada pela secretária Geral, Thaisa Daiane e Assessoria da Confederação.



Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico