Em todo o Brasil, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue realizando a 2ª etapa das Oficinas de Base na perspectiva de construir compromissos comuns que fortaleçam a ação e a prática sindical do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG).
Nesta semana, as Oficinas aconteceram nos estados de Alagoas, do Paraná, de Minas Gerais e do Amazonas, trazendo importantes propostas para fortalecer a ação e a prática sindical, em especial, nos territórios, ou seja, mais próximas do trabalhador rural agricultor e agricultora familiar.
Alagoas
Em Alagoas, a Oficina de Base aconteceu de 01 a 03 de junho, em Arapiraca, com a presença e contribuição de dirigentes sindicais do Polo Agreste Sul e do Polo Xucurus. Como propostas para ação e prática sindical foram apontadas a importância da categoria assumir compromisso com candidatos e candidatas orgânicos(as) do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), pois têm compromisso com o projeto político que de fato representa os(as) rurais. Neste sentido é preciso fortalecer e ampliar os comitês populares de luta, em Alagoas. Também foi destacada a necessidade de continuar fortalecendo a Campanha Nacional Sindicato de Portas Abertas e ampliar o diálogo sobre a importância da agroecologia. A CONTAG esteve presente através da secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues e Assessoria da Confederação.
Paraná
No Paraná, a Oficina de Base foi realizada em Curitiba, contemplando Sindicatos do Polo Sul. Após os dois dias de debates (01 a 03 de junho), os e as participantes apontaram como ações estratégicas a serem realizadas na base, a capacitação em redes sociais e marketing, manter uma melhor orientação para que os e as jovens e as mulheres rurais permanecem com as suas conquistas e saibam dos seus direitos, incentivar a regularização sindical dos Sindicatos, promover intercâmbios entre os Sindicatos na busca de solucionar problemas semelhantes e realizar o Grito da Terra. Em nome da CONTAG, contribuíram com a Oficina, a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti, a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto e Assessoria da CONTAG.
Minas Gerais
Realizada de (31 de maio a 02 de junho), em Diamantina, a Oficina de Base em Minas Gerais, contemplou Sindicatos do Polo Alto Jequitinhonha e do Polo Alto Rio Doce, apontando como agenda sindical estratégica nos territórios, a ampliação da Campanha Nacional Sindicato de Portas Abertas, a capacitação de dirigentes sindicais em temas de interesse dos(as) agricultores e agricultoras familiares, ações que promovam a comercialização da produção, implementação do programa Jovem Saber e a efetivação da regularização fundiária. No estado mineiro, a Confederação foi representada pelo secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Moreira Souto e Assessoria da Confederação.
Amazonas
No Amazonas, a Oficina de Base aconteceu no município de Borba, de (31 de maio a 02 de junho), para os Sindicatos do Polo Madeira, que trouxeram com prioridades para a região, a sustentabilidade político-financeira, a eleição em 2022 de candidatos e candidatas orgânicos(as) do Sistema Confederativo, a realização de ações que promovam a regularização fundiária e a produção e comercialização da agricultura familiar, além de uma melhor e mais ampla participação das mulheres, dos(as) jovens e as pessoas da terceira idade, no Sistema Confederativo e no acesso a políticas públicas. Em Borba, a CONTAG esteve representada pela secretária Geral, Thaisa Daiane e Assessoria da Confederação.
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes