A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Federação de Pernambuco (FETAPE), promoveram nesta semana, a última Oficina da 2ª etapa das Oficinas de Base da CONTAG "Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.
A Oficina aconteceu de segunda-feira (5) até esta quarta-feira (7), no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns|PE, reunindo participantes do Polo Agreste Meridional.
Na programação dos três, os(as) participantes analisaram as Eleições de 2022, fizeram partilha sobre dificuldades e retrocessos nos últimos 4 anos, apreciaram dados socioeconômicos da região, tiveram informações sobre a Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas, acompanharam o lançamento da cartilha “Comissões Municipais de Jovens Rurais”, assistiram ao documentário “Terra Limpa”, entre outros temas, ações e produtos de interesse da categoria.
Ao final da Oficina, foram apontadas propostas a serem implementadas no Polo, como: oficina de qualificação e integração de assessorias contábeis dos Sindicatos, formação em organização e gestão sindical para novos dirigentes, capacitação no uso de ferramentas digitais de comunicação, definir como pauta nas reuniões de Polo, aproximar mais a população jovem negra e LGBTQIA+ das atividades, estratégias de visibilidade da população idosa nos Sindicatos e a reafirmaram o papel das cooperativas como espaços estratégicos para a comercialização da produção. A mobilização rumo à 7ª Marcha das Margaridas e para o 4º Festival da Juventude Rural também foi priorizada pelo grupo.
As propostas serão levadas para a apreciação do Conselho Deliberativo da FETAPE, a ser realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2022.
A Oficina de Base do Polo Agreste Meridional contou com as presenças da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, da presidenta da FETAPE, Cícera Nunes, da secretária de Organização e Formação Sindical da Federação, Jenusi Marques, do secretário de Juventude, Severino Silva, do secretário da Terceira Idade, Admilson Nunis, da diretora de Mulheres, Adriana do Nascimento, do diretor de Finanças, Paulo Roberto Santos, do deputado estadual pelo PT|PE Doriel Barro e do assessor da Confederação, Alonso Santos.
“Estamos no caminho certo, pois além da presença e participação dos diversos sujeitos do campo, saímos daqui com importantes compromissos para o fortalecimento da agricultura familiar, como investimentos em ações para mulheres, jovens e terceira idade, pensar numa comunicação estratégica para disputar narrativas, fortalecer a comercialização (associativismo e cooperativismo), além de fazer uma grande mobilização rumo à Marcha das Margaridas e implementar a Campanha Sindicato de Portas Abertas. Destaco ainda é metodologia popular na Oficina trazida pelo educador popular Merrém”, compartilha a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
“A gente enfrenta esses desafios do trabalho de base, das realidades locais em cada município, e é muito bom ter a representação da CONTAG, porque a gente tem dito muito que é necessário que a Confederação esteja na nossa base, mais junto de nossos Sindicatos. A gente está tendo essa oportunidade, de poder perguntar, de tirar dúvidas”, apontou a secretária de Organização e Formação Sindical da FETAPE, Jenusi Marques.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes e Comunicação FETAPE - Emerson da Cunha