A CONTAG e Federações filiadas seguem realizando a 2ª etapa das Oficinas de Base “Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.
Nesta semana nos dias 11, 12 e 13, em Floriano - Piauí, com 81 dirigentes de 35 Sindicatos dos Polos de Floriano, Oeiras e Valença, aconteceu a primeira Oficina de Base da CONTAG de 2023 e após a posse do Governo Lula.
Após os três dias da atividade, os(as) dirigentes apontaram como ações prioritárias na região: a organização da produção e comercialização, um maior protagonismo dos sujeitos do campo (mulheres, juventude e terceira idade), o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira, o avanço na reforma agrária e na regularização fundiária e um maior investimento na comunicação, na formação e na organização sindical.
Dentre as demandas trazidas está o retorno da emissão da Declaração de Atividade Rural exclusivamente pelos Sindicatos, como meio de proteção dos(as) agricultores(as) diante da ação de atravessadores(as), especialmente advogados(as).
A piauiense e secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais e o assessor da Confederação, Ronaldo Ramos contribuíram com debate, além de membros da Diretoria da Federação do Piauí (Fetag-PI).
“Uma Oficina de Base bastante participativa e produtiva, com encaminhamentos que devem melhorar a vida dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares do nosso querido Piauí , em especial, neste novo momento de esperança no Brasil com o Governo Lula”, avalia a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Mazé destaca que durante a Oficina todas e todos assumiram o compromisso de fazer uma grande mobilização rumo à Marcha das Margaridas 2023 e ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural.
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes