Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONTAG NA BASE
Oficina de Base debate potencialidades e desafios na ação e prática sindical e no fortalecimento da agricultura familiar no Polo Wilson Furtado/BA
WhatsApp

25 de Março de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
contag na base
CONTAG na base
oficinas de base
sustentabilidade político-financeira
trabalho de base

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) iniciou, no último dia 17 de março, a jornada de realização de 116 Oficinas de Base previstas para acontecer até agosto de 2022 em parceria com o Serviços Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Nesta semana foi realizada a segunda do total, nos dias 23 a 25 de março, no município de São Gonçalo dos Campos, envolvendo representantes dos Sindicatos do Polo Wilson Furtado (Regional Feira de Santana). A oficina contou com a participação de dirigentes e assessores(as) da FETAG-BA e a CONTAG esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelos assessores Arnaldo Brito e Raul Zoche.

Ao longo dos três dias foram trabalhados diversos temas por meio de exposição dialogada, apresentações, debates, trabalhos em grupos, entre outras formas, como Eleições 2022, democracia, projetos em disputa e a agricultura familiar; identificação dos desafios e oportunidades para a ação sindical a partir da análise de contexto e os dados socioeconômicos do polo/regional sindical; Sustentabilidade Político-Financeira, como foco na Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas; apresentação da síntese da 1ª Etapa das Oficinas de Base, entre outros.

Dentre as questões estratégicas e ações planejadas pelo movimento sindical que precisam estar articuladas à realização das Oficinas de Base estão o 6º Encontro Nacional de Formação (6º ENAFOR); a Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas; o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF); a Reestruturação do Pronaf; a Década da Agricultura Familiar; a implementação da Política Nacional de Comunicação da CONTAG; a Plenária Nacional da Terceira Idade; o Festival Nacional da Juventude Rural; a Marcha das Margaridas 2023; entre outras também importantes.

Houve ainda momento importante de repactuar e construir novos compromissos e definir até cinco ações prioritárias com os Sindicatos que compõem o Polo. “As feiras da agricultura familiar que os Sindicatos realizaram a partir das discussões da primeira etapa das oficinas vieram com bastante força, bem como os mutirões sindicais que todos(as) reforçaram como uma potencialidade e que pode contribuir com a Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas. Outra potencialidade apresentada foi sobre as parcerias que estão sendo firmadas nos municípios, tanto com o comércio quanto com outras entidades não governamentais”, pontuou Vânia Marques Pinto.

A dirigente da CONTAG disse que também foram apresentadas pelos Sindicatos as inúmeras dificuldades que estão sendo encontradas ao longo desse percurso, desde a realização da primeira etapa das oficinas, e que, a avaliação da atividade foi extremamente positiva. “Eles avaliaram que a metodologia utilizada foi muito positiva e que o momento em que acontece as oficinas, nessa retomada das atividades com o avanço da vacinação de Covid-19, vem contribuir para o fortalecimento do movimento sindical e as informações que foram apresentadas são fundamentais para poder trabalhar a campanha e a prática sindical”, destacou Vânia.

A realização da segunda etapa das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG, juntamente com as Federações, continuando a primeira etapa realizada entre junho de 2019 e março de 2020. Elas significam um importante momento de presença da CONTAG nos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical, o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG) e as lutas da classe trabalhadora.

Todos(as) os(as) participantes foram testados a partir de parceria feita pelo STTR de São Gonçalo dos Campos e a Secretaria de Saúde local e todos os resultados deram negativo. Esse protocolo é uma recomendação da CONTAG e do SENAR para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas ao longo das 116 Oficinas de Base.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico