A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, no período de 27 a 29 de abril, foi a vez de reunir representantes da CONTAG, FETAGRI-AM e dos Sindicatos do Polo Purus. A atividade aconteceu no município de Lábrea/AM.
Os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram aprofundados, assim como em outros territórios onde já aconteceram as Oficinas. Neste Polo, algumas das dificuldades enfrentadas são o acesso às políticas públicas, a exemplo do crédito rural, burocracia, ataque à democracia, acesso à informação, entre outras.
Foram realizados trabalhos em grupo para elencar as cinco prioridades e compromissos e, ao mesmo tempo, atribuir as responsabilidades para os Sindicatos, Federação e CONTAG. Nestes três dias também foram construídos compromissos comuns que visam fortalecer a agricultura familiar, a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, Federações e CONTAG).
A avaliação da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti, que participou da Oficina de Base, destacou que essa estratégia de realizar atividades na base para conhecer de perto a realidade dos povos do campo, da floresta e das águas foi acertada e deve refletir nos trabalhos realizados pela Confederação. A diversidade cultural do Brasil é fascinante e poder estar junto aos agricultores e agricultoras familiares, ribeirinhos(as), povos tradicionais, todos(as) na mesma oficina, só nos mostra cada dia mais o quanto somos diversos e o quanto temos que fazer para garantir que o acesso a direitos e políticas públicas seja igual em todas as regiões do Brasil, avaliou a dirigente.
Sandra completou que conhecer a realidade dos povos da Amazônia foi enriquecedor. Como secretária de Meio Ambiente da CONTAG foi uma grande experiência poder ouvir e ver um pouco mais da realidade da Amazônia. Vivenciar e dialogar com a nossa base não tem preço!
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi