A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, no período de 11 a 13 de abril, foi a vez de reunir um total de 90 participantes, sendo mais de 60% mulheres, entre representantes da CONTAG, FETASE e dos Sindicatos dos Polos Cotinguiba, Sul e Baixo São Francisco. A atividade aconteceu no município de São Cristóvão/SE.
Os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram aprofundados, assim como em outros territórios onde já aconteceram as Oficinas. Com esses polos, também foram aprofundadas questões como a ampliação da compreensão do papel de agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e para a manutenção de conquistas e direitos no meio rural.
Foram realizados trabalhos em grupo por polos sindicais, onde cada um elencou as cinco prioridades e compromissos e, ao mesmo tempo, atribuindo as responsabilidades para os Sindicato, Federação e CONTAG. Nestes três dias também foram construídos compromissos comuns que visam fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, Federações e CONTAG).
A avaliação da Diretoria da FETASE é que esta Oficina de Base conseguiu atingir os objetivos e novos desafios foram apresentados ao MSTTR, durante todo o ano de 2022, a exemplo a continuidade da Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas, e que já é possível sentir os resultados positivos da 1ª etapa das Oficinas de Base realizadas em 2019.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, participou da Oficina de Base e fez uma avaliação extremamente positiva. Foi uma oficina participativa, com debate qualificado, com consciência de que é preciso buscar a melhoria da ação e prática sindical. A comprovação disso é o comprometimento de todas as pessoas nos debates, na construção coletiva e um dos compromissos firmados ao final da oficina foi a definição de várias ações de forma conjunta a curto, médio e longo prazos, destacou.
A secretária geral da Confederação, Thaisa Daiane Silva, também esteve presente e complementa a avaliação. Para mim, o evento foi muito produtivo, pois teve a participação de três polos, fizemos os processos de escuta da 2ª Etapa das Oficinas, onde eles(as) reafirmaram os compromissos e ações para o movimento Sindical, que são: a Campanha Nacional de Sindicalização veio como prioridade; as Eleições de 2022; a criação de um modelo de Curso de Realidade Brasileira para preparar nossas lideranças e conceito do mundo da política; e intensificar a mobilização para o 6º ENAFOR e o 2º Festival Juventude Rural Conectada, ressaltou.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da FETASE.