A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) retomou a realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foram realizadas três, sendo uma no estado da Bahia, outra no Piauí e a terceira em São Paulo, com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário.
No estado da Bahia, a Oficina foi realizada em Irecê, reunindo mais de 70 pessoas do Polo Sindical de Irecê, nos dias 19 a 21 de setembro. Além de dirigentes dos Sindicatos destas localidades, a atividade contou com representantes da FETAG-BA e da CONTAG. A CONTAG esteve representada pela secretária geral Thaisa Daiane, e pelos assessores Ana Bisneto e Gilberto Silva.
Como prioridades apontadas nesta Oficina, destacam-se: Formação na agricultura familiar de modo a garantir a sustentabilidade; Retomada da ENFOC na região com ampliação da rede; Divulgação qualificada das ações dos Sindicatos; Ampliar o número de mandatos orgânicos, trabalhando a indicação de nomes para concorrer às eleições de 2024; Formação dos Dirigentes Sindicais pelo Polo Sindical; Construir uma mobilização e pautar o INSS; e Sustentabilidade Político-Financeira (retomar a Campanha Nacional de Sindicalização, reforçando o trabalho de base visando ampliar o número de sócios/as e a arrecadação).
Já no estado do Piauí, a Oficina reuniu 86 participantes dos Polos Sindicais de Campo Maior, Esperantina e Parnaíba, bem como representantes do Senar/PI, CUT/PI, da FETAG-PI e da CONTAG. A atividade foi realizada nos dias 20 a 22 de setembro, em Parnaíba. A CONTAG esteve representada pelo presidente Aristides Santos, e pelos assessores Givanilson Porfirio da Silva e Antônio Lacerda Souto.
Entre os diversos compromissos pactuados nesta Oficina, foram priorizados a Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas; a Organização da Produção e Comercialização; Acesso à Terra e Regularização Fundiária; Eleições 2024; e Políticas Públicas.
No estado de São Paulo, a Oficina reuniu, em Marília, nos dias 20 a 22 de setembro, mais de 50 participantes dos Polos Sindicais de Marília, Vale do Paraíba e Bauru, da FETAESP e da CONTAG. A Confederação esteve representada pelo secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, e pelo assessor Marcos Pereira.
Foram encaminhados, nesta Oficina, as discussões, junto aos Sindicatos, sobre a agricultura familiar referente à comercialização, a relação com o poder público e dificuldade no acesso ao crédito rural com os agentes financeiros.
Os temas das Eleições 2024 e 2026 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram uns dos mais aprofundados ao longo das duas oficinas.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou Aristides Santos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi