Durante a quinta-feira (7), no último dia do Encontro Nacional de Avaliação e Planejamento dos Processos Formativos sobre Organização e Gestão Sindical, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) deu início ao planejamento da 3ª etapa das Oficinas de Base "Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário".
O tema central deste novo desdobramento é a sustentabilidade político-financeira. Ao todo serão realizadas 82 oficinas até maio de 2025, sendo 58 delas em 2024.
A estratégia metodológica visa tratar dos grandes desafios que existem para uma plena sustentabilidade, em união com as experiências de referência que se tem na base dos Sindicatos e Federações para serem multiplicadas nos estados.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades”, avalia o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto.
Ao final das oficinas, serão assumidos cinco grandes compromissos a partir da leitura do contexto e dos elementos que problematizam os desafios que se tem para a sustentabilidade.
Encontro Nacional de Avaliação e Planejamento dos Processos Formativos sobre Organização e Gestão Sindical
Realizado nos dias 5 a 7 de março, o encontro teve como objetivo realizar o balanço das ações e atividades desenvolvidas em 2023 e planejar novas ações e atividades para 2024. Estiveram presentes secretários e secretárias de Finanças e Administração e secretários e secretárias de Políticas Sociais das Federações.
O encontro também tratou de temas como a parceria SENAR/CONTAG e da sustentabilidade político-financeira, como as estratégias para a 2ª etapa da Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas, por exemplo.
Fonte: Comunicação CONTAG – Malu Souza