Encerrou hoje, dia 5, a atividade que reuniu secretários(as) de Finanças e Administração e de Políticas Sociais das Federações na sede da CONTAG, em Brasília. O Encontro Nacional de Avaliação e Planejamento dos Processos Formativos sobre Organização e Gestão Sindical foi coordenado por ambas as Secretarias, e procurou ter momentos para balanço das atividades desenvolvidas em 2023 pela CONTAG, desenvolvimento d e um plano de ação das atividades para o próximo período, e outros temas específicos.
“Estamos trabalhando em novos jeitos de fazer os diálogos coletivos. Antes fazíamos muitos coletivos individualizados, cada um com seu debate. Mas agora estamos procurando fazer uma conexão mais ampla, para debatemos em torno de temas que interessam a todo o conjunto da CONTAG”, explicou Juraci Souto, secretário de Finanças e Administração da Confederação.
No primeiro dia de Encontro, os/as participantes se aprofundaram no tema da sustentabilidade político-financeira, e fizeram um balanço dos resultados da primeira fase da Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas. Ainda sobre esse tema, trabalharam em estratégias para a segunda fase da campanha.
Já no segundo dia, o Encontro foi divido entre as duas secretarias, para que pudessem ser trabalhados temais mais específicos de cada uma delas. O grupo de dirigentes de Políticas Sociais focou em discutir temas como Educação no Campo, Previdência Social, e também sobre proteção infanto-juvenil, com o lançamento da cartilha “Construindo o Diálogo sobre o Estatuto da Criança e Adolescentes”. Os cursos de Agroecologia e de Bioeconomia das Plantas Medicinais e Fitoterápicas na Agricultura Familiar também estiveram na pauta.
Já a os/as dirigentes da pasta de Finanças e Administrações dialogaram sobre questões relacionadas ao Convênio Senar, analisando profundamente as atividades dos últimos cinco anos e as perspectivas de ações para o próximo ano do convênio.
Dando sequência aos temas da reunião, último dia marcou a socialização dos trabalhos de grupo realizados nos dias anteriores, e o debate sobre as grandes agendas da CONTAG. Com um momento para os/as participantes fazerem um balanço da atividade e dos encaminhamentos do Encontro.
O balanço de Edjane Rodrigues, secretária de Políticas Sociais da CONTAG, foi positivo: “Foi uma iniciativa muito importante, que permitiu trabalhar de forma integrada o tema da sustentabilidade político-financeira. Embora tenhamos iniciativas importantes como a Campanha de Sindicalização, esse tema ainda é um desafio para o conjunto do movimento sindical. Portanto foi de suma importância construir coletivamente com ambos os coletivos as atividades e ações para a 2ª fase da Campanha, sem dúvidas vamos avançar muito na gestão, organização, regularização e principalmente no fortalecimento do trabalho de base”, afirmou a dirigente.
Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila