Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOTA DA CONTAG
CONTAG manifesta-se contrária ao Projeto de Lei nº 3.914/2020, que trata do pagamento antecipado de perícia médica nas ações judiciais contra o INSS
WhatsApp

20 de Setembro de 2021


Helene Santos
TEMAS RELACIONADOS:
Contag
nota da contag
perícias médicas
Previdência Social
segurado especial

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) vem manifestar-se contra o texto do Projeto de Lei nº 3.914/2020, que remete para o(a) segurado(a) da Previdência Social a responsabilidade de efetuar o pagamento antecipado do valor estipulado para a realização da perícia médica nas ações judiciais contra o INSS a partir de 2022.

Aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, o referido Projeto de Lei encontra-se no Senado Federal para análise, sendo necessário a sua alteração para impedir que se concretize tamanha aberração.

Não é razoável que se imponha ao trabalhador ou trabalhadora, muitas vezes incapacitado(a) para o trabalho e sem renda suficiente para sua subsistência, o ônus de ter que pagar pela perícia médica caso precise recorrer ao poder judiciário para obter reparação sobre um direito que não fora reconhecido na via administrativa pelo INSS.

Ao que parece, o Projeto de Lei visa inibir os(as) segurados(as) de ajuizarem ações contra a previdência, transferindo uma responsabilidade do Estado para o cidadão ou cidadã, para que este(a) arque com o custo da perícia médica. Tal regra viola o direito fundamental previsto no ordenamento constitucional que garante o pleno acesso ao Poder Judiciário àqueles(as) que tiverem seus direitos ameaçados (art. 5º, XXXV da Constituição Federal de 1988), bem como é um dos direitos sociais (art. 6º). O Projeto de Lei segue também linha oposta ao artigo 194 da Constituição, que determina ações integradas dos poderes públicos e da sociedade para assegurar aos cidadãos e cidadãs os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

A excepcionalidade prevista no Projeto de Lei de dispensar o pagamento antecipado da perícia médica ao segurado(a) que comprovar ser beneficiário(a) da assistência judiciária gratuita e pertencer a família de baixa renda não ameniza a gravidade da situação. Até porque, o texto do projeto não considera múltiplos fatores que podem influenciar na situação econômica do(a) segurado(a) e que lhe dificultam o pagamento antecipado da perícia médica em juízo.

Para a CONTAG, o Poder Legislativo não deve impor dificuldades aos cidadãos e cidadãs para o acesso ao Poder Judiciário visando garantir a proteção de seus direitos. Se há necessidade de se evitar o ajuizamento de milhares de ações previdenciárias e, consequentemente, de se reduzir as despesas do Estado com os processos judiciais, isso deve ser feito por outros meios.

O acesso ao Poder Judiciário representa para o(a) trabalhador(a), muitas vezes adoecido(a), a sua última esperança na busca pelo acesso ao benefício por incapacidade. Criar empecilhos a esse direito significa promover a injustiça.

Por isso, a CONTAG conclama aos senhores e senhoras parlamentares, em especial aos senadores e senadoras, a rejeitar o texto do Projeto de Lei nº 3.914/2020 aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

Brasília/DF 20 de setembro de 2021.

Direção da CONTAG FONTE: Direção da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico