Os conflitos agrários na região de Afuá/PA são antigos, desde que começaram a ser criados os assentamentos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a partir da luta do movimento sindical. Apesar de as áreas em que se encontram as famílias serem da União, destinadas à reforma agrária, há uma forte resistência de fazendeiros da região.
O último ataque às famílias assentadas ocorreu nesta sexta-feira (17), no Assentamento Agroextrativista Ilha dos Carás, onde vivem 169 famílias. Três trabalhadores rurais afirmam ter sido intimidados por sete homens armados com facões. Uma das vítimas foi atingida com um facão nas costas e ficou ferida.
Mesmo tendo um trabalhador ferido, quatro pessoas envolvidas no ataque só prestaram depoimento na delegacia e foram liberados.
A CONTAG repudia esse ataque e a sensação de impunidade. A Confederação, inclusive, considera muito grave o crescimento da violência no campo nos últimos anos, impactando diretamente na vida de lideranças que estão à frente de lutas importantes como a da reforma agrária, de proteção do meio ambiente, entre outras que visam um desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Fonte: Diretoria da CONTAG