
A Marcha das Margaridas, organizada pela CONTAG com o apoio de 16 organizações parceiras, e representando as mulheres do campo, da floresta e das águas, vem a público manifestar seu mais profundo pesar, indignação e repúdio diante do brutal assassinato das companheiras Antônia Ferreira dos Santos e Marly Viana Barroso, mulheres quebradeiras de coco babaçu e integrantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), ocorrido no polo pesqueiro, no município de Novo Repartimento, sudeste do Pará.
As quebradeiras de coco babaçu são símbolo de resistência, organização e luta pela liberdade dos babaçuais, pela autonomia das mulheres e pela defesa dos territórios tradicionais. Suas vidas e seus corpos sustentam a floresta em pé, fortalecem a economia solidária e preservam o modo de vida das comunidades extrativistas.
Diante desses Feminicídios Bárbaros, exigimos justiça imediata, investigação rigorosa e punição dos responsáveis por mais esse crime que atinge mulheres defensoras da natureza, dos direitos humanos e dos bens comuns.
Reafirmamos nossa solidariedade ao MIQCB, às famílias das companheiras e a todas as mulheres que, com coragem e determinação, seguem lutando pela vida, pela terra, pelo território e pela dignidade.
Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres, sem violência, com respeito e justiça!