Durante a terça-feira (03), a CONTAG e a FETAGRI-MS participaram de reunião na Sede do Incra em Campo Grande com a Superintendência do INCRA e Superintendência do MDA. O objetivo foi construir ações estratégicas para elaboração do projeto de Implantação de uma Escola Família Agrícola (EFA) no assentamento.
Em Sidrolândia foi realizada uma reunião com a Direção do STTR do Município, visando discutir encaminhamentos sobre a definição de ações estratégicas para a implementação da EFA. Concluindo a agenda foi realizada uma reunião na Sede do Assentamento com a participação de mais de 90 pessoas, onde foi apresentado os objetivos do projeto, bem como discutir e definir sobre a participação, envolvimento e comprometimento dos assentados/as no processo de elaboração do projeto.
Foram tirados dois encaminhamentos: constituição de uma associação responsável pela constituição e gestão da EFA e cessão de uso de imóveis e terrenos, por parte do Incra para implantação da EFA no assentamento.
A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, explicou “são mais de 3 mil famílias assentadas e a nossa proposta é iniciar uma importante etapa, que é a construção de uma Escola Família Agrícola. Nós estamos realizando esta ação juntamente com a FETAGRI-MS, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sidrolândia e vários parceiros e parceiras, como o INCRA e o MDA.”
Ainda durante o dia, os representantes dos movimentos e do Governo Federal estiveram em diálogo com os assentados e assentadas e também foi feita uma visita de campo ao espaço que será implementada a EFA.
“Nós socializamos com a comunidade e com várias figuras políticas, inclusive parlamentares. Todas as falas foram no sentido de apoio para a construção e subsidio do projeto. Então, nós saímos com a tarefa de elaborar o projeto e mobilizar juntamente ao Incra sobre a cedência da área”, continuou a secretária.
O Assentamento Eldorado II, em Mato Grosso do Sul, abriga cerca de 3 mil famílias e se estende por cerca de 27.407 hectares no município de Sidrolândia.
Para o secretário de Reforma Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, “ nós precisamos defender a reforma agrária no Brasil com gente, onde os assentados e assentadas têm qualidade de vida, com educação e com possibilidade para que os nossos filhos permaneçam para poder continuar o processo de sucessão rural.”
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG