Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS
Margaridas seguem marchando em preparação à Marcha das Margaridas 2023
WhatsApp

10 de Fevereiro de 2022


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
Contag
marcha das margaridas
Marcha das Margaridas
mulheres

A 7ª edição da Marcha das Margaridas será realizada em agosto de 2023, mas o processo de construção da maior ação protagonizada pelas mulheres na América Latina foi iniciada desde agosto de 2021. Desde então, as Margaridas seguem marchando para conquistar mais visibilidade, reconhecimento social, político, cidadania, autonomia econômica, igualdade e liberdade, bem como denunciar a exploração, o machismo, a dominação e todas as formas de violência.

A Marcha das Margaridas é um caminho coletivo de construção de um projeto de sociedade que propõe um Brasil sem violência, onde a democracia e a soberania popular sejam respeitadas, a partir de relações justas e igualitárias. E já trilhando esse caminhar da construção coletiva, foi realizada, nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2022, em Brasília, a primeira reunião da Comissão Ampliada da Marcha das Margaridas, envolvendo a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) e representantes das organizações parceiras, como parte da Oficina Preparatória do Curso Nacional de Formação Político-Sindical “Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável – para alimentar e nutrir transformações sociais”.

Esse evento foi realizado em formato presencial, o primeiro desde o início da pandemia. Seguindo o protocolo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de especialistas, foi feita a testagem de todas as participantes a partir de parceria com a Fiocruz, foi mantido o distanciamento, exigido o uso obrigatório de máscaras de proteção N95, conforme determinação da Anvisa, e de higienização constante do ambiente e das mãos com álcool 70%. A CONTAG forneceu as máscaras e o álcool.

Ainda na mística de abertura da oficina, as Margaridas protagonizaram um momento potente onde destacaram o seu desejo de semear esperança, solidariedade, vida, unidade, coletividade, amor, alegria, entre outros sentimentos tão marcantes e sonhados por todas as mulheres, seja do campo, da floresta, das águas e das cidades.

A secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais, destacou que realização desta oficina em caráter presencial, após dois anos de isolamento, foi de pura emoção para todas e de reafirmação da luta das Margaridas. “Foi uma emoção muito grande nos reencontrarmos depois de dois anos. Foi uma sensação muito boa, um sentimento de gratidão por estarmos vivas, inclusive. Lembrando que a Marcha das Margaridas nunca para. A preparação para esse encontro foi iniciada ainda em outubro em uma reunião realizada por videoconferência com esse mesmo público. Agora, fizemos a primeira reunião presencial de preparação, aprofundando os debates e acordos e analisando o cenário atual do País”, avaliou Mazé.

Durante a oficina também foi feito um resgate das Marchas anteriores, desde o caráter, os objetivos políticos, as estratégias, os eixos políticos e lema para avaliar o acúmulo desse caminhar das Margaridas e, assim, contribuir com a construção da próxima Marcha em 2023.

Diante de uma conjuntura complexa e incerta, a Comissão Ampliada decidiu esperar um pouco mais para definir o lema da Marcha das Margaridas 2023, visto que ele dialoga com a conjuntura, e deve refletir o caráter político da Marcha das Margaridas. Nessa perspectiva, foi reafirmado o caráter de mobilização, articulação, formação, propositivo e de pressão, de denúncia e protesto, resistência e enfrentamento. A partir dessa definição, foi realizado um amplo debate sobre os objetivos políticos da Marcha.

Ficou pactuado que o caráter de negociação só será considerado num contexto de eleição de um governo do campo democrático e popular, onde se coloque a possibilidade de (re)construção de políticas públicas, a partir da apresentação de uma pauta de negociação que dialogue com a Plataforma Política da Marcha.

Em relação às parcerias, foi ressaltada a necessidade de fortalecer as alianças políticas já existentes, a partir de uma agenda comum que traga com força a luta pela democracia, e ampliar essa articulação para outras organizações e movimentos, de modo a fortalecer, na Marcha, a representação da diversidade dos sujeitos do campo, da floresta e das águas, potencializado a sua força política. Houve um rico debate sobre o significado político das entidades parceiras e de sua articulação na construção da Marcha, buscando diferenciar parceria e apoio.

As estratégias para construção da Marcha se mantêm, porém, com forte ênfase na comunicação, em relação a qual foi pactuado a construção de um plano de comunicação orientado por processos que fortaleça a disputa de narrativas em relação à conjuntura, a partir de uma prática comunicativa em rede, descentralizada e processual que, para além do ato em Brasília, seja utilizada também como estratégia de mobilização e divulgação.

Em relação aos eixos, além de reafirmar os da Marcha 2019, foram propostos mais dois que abarcassem a discussão da comunicação e do acesso à internet como política pública; e um outro que trouxesse a discussão das questões ambientais, crimes ambientais e mudanças climáticas.

Espera-se que na próxima reunião da Comissão Ampliada, prevista para maio, os eixos políticos das Marcha sejam definidos, a partir de um debate de conteúdo político que lhes dê sustentação, e que a ampliação das parcerias seja consolidada.

“Fizemos trabalhos em grupo, onde pudemos aprofundar algumas questões. Falamos também sobre várias ações estratégicas de mulheres, principalmente sobre o 8 de março. Portanto, foram dois dias bem produtivos, construindo questões importantes, coletivamente, envolvendo a Comissão Nacional de Mulheres e as organizações parceiras”, explicou Mazé.

A dirigente destacou, ainda, que as lideranças presentes na oficina avaliaram que 2022 será um ano desafiador para as mulheres. “Discutimos bastante sobre as eleições. Nós, mulheres, precisamos incidir fortemente no processo eleitoral com todas as nossas forças. O nosso objetivo é que as reflexões presentes na Plataforma Política da Marcha das Margaridas estejam presentes nos programas de governo das candidatas e candidatos, e que possamos eleger candidatas(as) do campo popular e ampliar a representação das mulheres nos espaços de poder”, ressaltou Mazé.

O processo de construção da Marcha das Margaridas se dá de forma descentralizada, a partir da união e força das mulheres em seus territórios. Dessa forma, compartilharemos a seguir, parte das atividades de mobilização, debate de 2022 para a 7ª Marcha das Margaridas:

- Março/2022

A partir das ações do 8 de março - Chamadas da 7ª Marcha das Margaridas

- Abril, Julho e Novembro/2022

4º Curso Nacional de Formação das Mulheres

- Junho, Julho e Agosto/2022

Caravanas Estaduais das Margaridas

- Agosto/2022

Curso: Comunicar o nosso mundo para semear Margaridas: práticas e estratégias de comunicação popular feminista para a juventude feminina – aula inaugural, voltado às jovens margaridas.

Ato Político dos 22 anos da Marcha das Margaridas

“Após alguns meses de ter dado a largada de preparação e dessa primeira reunião presencial, o nosso sentimento é de que faremos uma grandiosa Marcha das Margaridas, de que teremos dias melhores e de que seguiremos em marcha até que todas sejamos livres e contra todos os tipos de violência”, finalizou a dirigente da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico