Organizado como ato político de comemoração aos 25 anos da Educação do Campo no Brasil, o Encontro Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas aconteceu em Salvador/BA, nos dias 28 de fevereiro a 02 de março. O encontro foi um momento especial de reencontro coletivo para a retomada dos espaços de participação social envolvendo o debate e reflexão em torno das políticas, programas e ações em Educação do Campo fomentados pelo governo federal e desenvolvidas pelas universidades, institutos federais, fóruns de Educação do Campo e movimentos sociais, perpassado por uma mística de celebração do aniversário da Educação do Campo, das Águas e das Florestas no Brasil.
O objetivo do encontro foi a construção de uma agenda estratégica com compromissos voltados para a garantia do direito à educação dos povos do campo, da floresta e das águas no país, onde exigiu analisar e avaliar coletivamente ações como o Programa Escola da Terra, da Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Nesta perspectiva, o evento contou com um público de 800 participantes com perfil relacionado diretamente a estes programas, sendo ampliada com a presença de convidados/as e representantes de movimentos sociais, fóruns e comissões, visando estrategicamente a discussão de apontamentos sobre a Política Nacional de Educação do Campo. Na ocasião, também integrarão a programação plenárias ampliadas do Fonec e da Aneledoc, com pautas próprias a serem informadas posteriormente.
O encontro foi organizado por uma articulação de instituições como o Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - Pronera/Incra/MDA.
A CONTAG contou com representações de todas as regiões do país, para Edjane Rodrigues – secretária de Políticas Sociais da CONTAG, o encontro foi um momento estratégico para avaliar o rumo da educação do campo nos próximos períodos. Além da retomada da hegemonia dos movimentos sociais no Fórum Nacional de Educação do Campo, com incidências nos comitês e fóruns estaduais.
“Nós vamos assumir o comando!”, destacou a secretária na sua saudação de abertura do encontro.
Educação do Campo é direito nosso e dever do estado!
25 anos de Educação do Campo!
Fonte: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG