Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REFORMA AGRÁRIA
Diálogos do Fórum por Direitos e contra a Violência no Campo e situação da reforma agrária no País são destacados em publicação lançada pela PFDC/MPF
WhatsApp

12 de Dezembro de 2019


Antônio Augusto/Secom/PGR
TEMAS RELACIONADOS:
direitos humanos
reforma agrária
violência no campo

A publicação “A Reforma Agrária e o Sistema de Justiça” foi lançada na data em que é celebrada o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10) pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF).

A coletânea é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Reforma Agrária da PFDC e reúne artigos que tratam da reforma agrária e Sistema de Justiça, por meio da abordagem da importância do Ministério Público, Poder Judiciário, Advocacia-Geral da União, Defensoria Pública, Assessorias Populares, dentre outros, em face das práticas e desafios para a efetivação do direito à terra. Portanto, a obra também é resultado dos diálogos realizados no âmbito do Fórum por Direitos e da leitura da atual situação da reforma agrária no País, sendo material fundamental para fazer o contraponto à atual política de acesso à terra.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) esteve presente no lançamento e destacou a importância do Fórum por Direitos e contra a Violência no Campo da PFDC. “A CONTAG compõe e participa ativamente do Fórum, buscando, junto ao MPF, combater os retrocessos no Programa Nacional de Reforma Agrária, garantir os direitos dos trabalhadores(as) rurais – como a educação do campo -, combater a violência no campo, criminalização dos movimentos sociais e liberação dos agrotóxicos”, explica o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges. Os movimentos que compõem o Fórum têm o papel de apresentar as pautas e as demandas gerais e específicas e o MPF de buscar soluções, abrir diálogos com o poder público, encaminhar ofícios e recomendações, solicitar informações entre outras.

Durante o lançamento a CONTAG também reconheceu o indiscutível papel desempenhado pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Dra. Deborah Duprat, frente à PFDC. Deborah Duprat, na ocasião, também destacou as contribuições do Fórum por Direitos e Contra a Violência do Campo, que se reúne periodicamente na PFDC com o propósito de analisar questões relacionadas ao campo, tanto nos seus aspectos normativos quanto políticos.

Saiba mais- Dividida em blocos, a publicação apresenta os aspectos históricos da reforma agrária, os principais atores sociais engajados e os conceitos constitucionais, problematizando também a questão da segurança alimentar e analisando, ainda, as decisões judiciais em torno do assunto.

Além disso, a coletânea destaca a atuação da PFDC e do GT Reforma Agrária entre 2016 e 2019, relacionando as diversas notas técnicas, recomendações e representações produzidas pelo órgão do Ministério Público Federal.

A coletânea resgata, por fim, duas recentes publicações da PFDC destinadas a subsidiar a atuação do Ministério Público Federal na temática: "Violências Praticadas contra Defensores de Direitos Humanos no Campo" e "Ameaças contra Defensores de Direitos Humanos no Campo". A primeira busca não só indicar caminhos para acompanhar e buscar respostas aos conflitos, mas também permitir uma atuação proativa da instituição e um diálogo permanente com as famílias das vítimas, apresentando sugestões das primeiras medidas a serem adotadas diante desse tipo de ocorrência, assim como ações práticas na definição de estratégias de curto e longo prazo. Já o segundo manual pretende auxiliar uma atuação institucional que anteceda a prática de qualquer ato de violência no campo, objetivando tanto garantir a integridade física dos defensores de direitos humanos quanto a continuidade da luta pelo direito à terra.

Clique AQUI para baixar a publicação. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Comunicação da PFDC.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico