Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMBATE À POBREZA
CONTAG participa de audiência pública da CDH sobre trabalho e redução da pobreza e da desigualdade
WhatsApp

29 de Setembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
combate à pobreza
Comissão de Direitos Humanos
Contag
desigualdade
pobreza
trabalho

A CONTAG foi uma das organizações convidadas a contribuir com o debate durante a Audiência Pública Extraordinária realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, na tarde desta quarta-feira (29). O objetivo foi discutir as recomendações recebidas pelo Brasil no âmbito da Revisão Periódica Universal (RPU) sobre trabalho e redução da pobreza e da desigualdade.

A RPU é um mecanismo da Organização das Nações Unidas (ONU) de avaliação da situação dos direitos humanos nos 193 países que a integram. Por meio da RPU, os países se avaliam mutuamente e produzem um conjunto de recomendações.

Segundo informações divulgadas pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, em 2017, o Brasil passou pelo terceiro ciclo de avaliação e recebeu 246 recomendações, das quais aceitou voluntariamente 242.

O monitoramento dessas recomendações é feito pelo Observatório Parlamentar no âmbito da Comissão de Direitos Humanos, criado em 2019 a partir de parceria firmada entre a Câmara dos Deputados e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos. A parceria foi renovada em 2020 para vigência por mais um ano, contado a partir de fevereiro de 2021.

“A principal atividade do observatório é o monitoramento dessas recomendações recebidas e aceitas pelo Brasil, por meio de análises técnicas e audiências públicas, a partir das quais serão elaborados relatórios temáticos a respeito do seu estágio de cumprimento”, ressalta o presidente da comissão, deputado Carlos Veras (PT-PE), que coordenou a audiência pública e tem proposto os debates para avaliar a situação dos direitos humanos no Brasil em várias áreas.

O secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, representou a Confederação no debate e defendeu pautas importantes para o movimento sindical que têm relação com os temas do trabalho e redução da pobreza e da desigualdade. “Entendemos que antes de chegar à situação de vulnerabilidade social, com a necessidade de amparar as famílias com auxílio financeiro e entrega de cestas básicas, o Estado precisa trabalhar políticas de geração de emprego e renda, entre outras que propiciam qualidade de vida à população.”

O dirigente da CONTAG completou que, além dessas, o Estado precisa priorizar políticas de habitação para o campo e a cidade, de saúde, educação e lazer. “É importante reforçar que a reforma trabalhista gerou aumento da informalidade e retirou a proteção aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Portanto, esse relatório precisa reconhecer esses aspectos, que são fundamentais para superar os problemas que estamos enfrentando no País”, defendeu.

A maioria dos convidados e convidas concordou que a Emenda Constitucional 95 impactou profundamente o País, contribuindo com o aumento do desemprego, da pobreza e da desigualdade.

A audiência também contou com a participação de representantes do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Comitê DESC- ONU); do escritório da Cepal em Brasília; da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT-Brasil); do Ministério da Cidadania; do Ministério do Trabalho e Previdência; Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Defensoria Pública Federal em São Paulo; Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP); do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra; Coalizão Direitos Valem Mais; Oxfam Brasil; Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc); da Plataforma de Direitos Humanos (Dhesca Brasil); da Central Única dos Trabalhadores; da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC); e da Coalizão Negra por Direitos. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico