A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) através da Secretaria de Política Agrícola participou do Seminário Diálogos da Laranja, durante toda a quinta-feira (17 de novembro), em São Paulo|SP.
Durante todo o dia, a CONTAG acompanhou e contribuiu com debates sobre a cadeia produtiva da laranja no Brasil e seus principais desafios; trabalho, renda e negociação coletiva na cadeia do suco de laranja; experiência e perspectivas de governança e boas práticas na cadeia do suco de laranja; e direitos humanos e instrumentos nacionais e internacionais de devida diligência.
“É necessário adotar ações imediatas para proteger os(as) agricultores (as) familiares, não só na cadeia produtiva da laranja, como também em outras, principalmente quando tratamos dos temas: renda, educação, saúde, formação, informação segura, ações estruturantes, acesso às políticas públicas e aos programas, no Estado e nas entidade privadas”, ressalta a secretária de Política Agrícola da Confederação, Vânia Marques Pinto.
Durante o Seminário, a secretária da CONTAG ainda apresentou o resultado de uma pesquisa que identificou impactos na cadeia produtiva da laranja no contexto das discussões sobre a promoção de melhores condições de trabalho aos trabalhadores rurais e agricultores (as) familiares da cadeia produtiva.
A pesquisa aconteceu entre maio e julho de 2022, com 271 entrevistas de campo realizadas na Bahia, em Sergipe, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e é fruto da parceria entre a CONTAG, o IMAFLORA, a CONTAR e a PANAO.
Na perspectiva de aproximar diversos atores ligados às cadeias produtivas, o Projeto Estratégico Cadeias Produtivas já realizou diálogos sobre as cadeias do café, do cacau e da carnaúba.
Vale ressaltar que mundialmente o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de exportação do suco de laranja, sendo a maior parte da sua produção para os países da Europa. Atualmente a União Europeia tem estimulado iniciativas voltadas à devida diligência, a exemplo da iniciativa apoiada pelo governo alemão, a Parceria pelo Suco de Laranja Sustentável (PANAO). Saiba mais sobre a PANAO AQUI
Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes